Garimpo semexe : Lazzaretti Frameset

Garimpo semexe : Lazzaretti Frameset

Em mais uma garimpagem, selecionei essa singlespeed com quadro Lazzaretti, muito mais pela história que emoldura o quadro, do que pelo produto à venda.

Antes mesmo de você, seu pai, ou talvez até o pai do seu pai se equilibrarem numa magrela, em 1916 os irmãos Romolo e Remo Lazzaretti deram um beijo na mãe Loba e inauguraram sua primeira loja de reparos e vendas de bicicletas na Via Bergamo nº 3. Romolo chegou a competir profissionalmente, em 1924 venceu a etapa do Giro d’Italia que largou em Bolonha e percorreu 415(!) quilômetros até Fiume. Remo fazia as vezes do empresário e conseguiu assim consolidar o negócio da família. A “Ditta Lazzaretti” (Empresa Lazzaretti) se destacou muito na época, até que veio a segunda guerra, a reconstrução, o boom econômico e um longo processo de recomeço. Mantendo-se desde sempre como a principal referência para os ciclistas romanos, a loja, ainda no mesmo endereço, conserva características originais onde estão exibidos quadros e bicicletas dos grandes campeões.

image
image

Essa carga histórica é o que me apontou para o anúncio. Os quadros próprios da Lazzaretti começaram a ser produzidos entre as décadas de 50 – 60, anos dourados do ciclismo. Pela  descrição do anúncio não dá pra saber muito sobre o ano de fabricação ou mais detalhes do quadro. A foto não merece prêmios e o Logotipo também é diferente da versão mais conhecida, mas do lado de cá da tela me parece um exemplar original, um quadro de cromoly (diferente da descrição que diz alumínio) com soldas tig (que talvez arrisque um palpite na idade do quadro) e pelo histórico da marca, os tubos seriam Reynolds ou Columbus. O endereço da bike também dá alguma segurança na originalidade do produto. Um parente dos irmãos romanos possui uma espécie de “franquia” em Brasilia desde 1995 e costumava importar os quadros. 

image

Veja o anúncio LAZZARETTI na semexe.com

O restante da bike não interessa muito. De verdade. A começar pelo pedivela “suginho”, a bike foi montada com os melhores componentes de segunda linha disponíveis no mercado brasileiro. O que dá espaço para barganhar um desconto considerável em uma oferta para o que realmente tem valor, ou seja, o frameset (quadro+garfo). A geometria tradicional e o tamanho 55cm ficariam perfeitos numa bela road de visual clássico e componentes modernos. A pintura branca+azul ficaria linda tanto com um build all black – um pouco mais esportiva – mas também com peças brilhantes de alumínio bem polido. Cinelli, 3T, Deda, Campagnolo e manda logo uma purosangue italiano. Quer inspiração pro build? Que tal essa? ou essa?

O momento atual motivou reflexões, dentre elas a urgência de pensar mais no essencial antes de passar o cartão de crédito. Comprar com consciência, investir no que é durável talvez seja um bom aprendizado pra sair da quarentena. Um banho de loja com bom gosto e paciência, montaria a bicicleta pra durar até a próxima geração. Pro seu filho se apaixonar pelo ciclismo italiano, e assim poder contar as vitórias de Coppi, Pantani, Cippo, Nibali… mas também a história dos irmãos bicicleteiros, que apesar da piada boa nunca fizeram chuveiros.

Se você se interessou pelo anúncio e decidir comprá-la, use o código 

GARIMPODAEMON 

ao finalizar sua compra e ganhe 5% no valor final da bike. De quebra você ajuda o daemoncycling.com a se manter ativo e trazer mais #dreambikes pra você.