Tour de France: conheça os modelos de bikes que dominaram a competição

Tour de France: conheça os modelos de bikes que dominaram a competição

Semelhantes às de destaque, algumas bicicletas também podem ser encontradas à venda no Brasil.

Uma das principais competições de ciclismo do mundo, o Tour de France 2020 encerrou a temporada no último domingo (20). Repleta de disputas e momentos memoráveis, o evento deixará sentimento de saudade aos fãs da bike. Mas, para manter a sensação do campeonato acesa, elencamos os modelos utilizados pelos atletas que dominaram o Tour e trouxemos as bicicletas semelhantes que podem fazer parte do seu dia a dia. Confira.

Tadej Pogacar

Vencedor do Tour de France 2020, o esloveno da UAE Team Emirates surpreendeu ao conquistar as camisas amarela, branca e branca com bolinhas, ou seja, ‘menor tempo na classificação geral’, ‘ciclista de até 25 anos com melhor tempo’ e ‘maior pontuação em montanhas’, respectivamente. O grande feito foi realizado em cima da Colnago V3Rs, bike caracterizada por apresentar leveza, ao mesmo tempo em que é aerodinâmica, e com bom desempenho em escaladas. O modelo conta com câmbio da marca italiana Campagnolo e foi contra as tendências do Circuito Mundial, ao optar pelo freio no aro ao invés de freio à disco.  

Da mesma marca, o modelo C60, disponível no site Semexe.com, possui seu foco voltado à leveza. Com tubulação mais fina é um ótimo equipamento para escaladas. A bike ainda conta com câmbio Sram Red e com potenciômetro embutido no pedivela, ambos eletrônicos. Este aparato, aliás, fornece dados precisos de cadência e potência, importantes para quem busca aprimorar sua performance na bike. 

Modelo C60 disponível em: https://www.semexe.com/bikes/estrada/colnago-c60-2018/

Sam Bennett

Vencedor da camisa verde, ou seja, atleta com maior pontuação em Sprints finais e intermediários, Sam Bennett, da Deceuninck -Quick Step, conquistou a vitória em cima da Specialized Tarmac SL7. Lançado em 2020 para ser uma bike escaladora, este modelo uniu potencial aerodinâmico da Venge com a leveza da Tarmac. A soma das duas potencializou a corrida do atleta em busca da camisa verde. 

Seguindo as mesmas características da edição lançada neste ano, a Tarmac SL6 é muito parecida com a versão mais recente, focada em grandes escaladas, porém menos aerodinâmica. Edição especial do Peter Sagan, este modelo é muito leve, se adequou à revolução do câmbio eletrônico sem fio e conta, ainda, com guidão aerodinâmico.  

Modelo Tarmac SL6 disponível em: https://www.semexe.com/bikes/estrada/specialized-tarmac-sl6-sagan-com-red-axs/

Primoz Roglic

íder da camisa amarela durante onze etapas da competição, Primoz Roglic, da Team Jumbo – Visma, mostrou grande desempenho em diversas etapas em cima da Bianchi Oltre XR4. O time, assim como o UAE Team Emirates, optou por bicicletas de freio no aro. As bicicletas contavam com maior potencial aerodinâmico e compostas com grupo Shimano.

Da mesma marca italiana e modelo também utilizado na competição esse ano pela equipe, a Specialissima, disponível no site Semexe.com, foi feita para ser uma bike leve e apresentar melhor desempenho em escaladas. Com câmbio Campagnolo, rodas Dt Swiss de carbono e freios no aro, assim como o modelo utilizado por Primoz, essa bicicleta ainda traz um detalhe especial: a bandeira da Itália, localizada no manete da bike. 

Modelo Specialissima 2018 disponível em: https://www.semexe.com/bikes/estrada/bianchi-specialissima-2018-tam-52/

Richard Carapaz

Apesar da camisa de bolinhas ter sido conquistada por Tadej Pogacar, quem também vestiu a camisa de rei das montanhas nos últimos dias do Tour foi Carapaz, da Ineos, em cima de uma Pinarello Dogma F12. Com mesa integrada e outros componentes que fornecem maior aerodinâmica, trata-se de uma versão especial com freios no aro, visando ao acréscimo de leveza para os escaladores e para quem vai pedalar por muitos dias.

Nos últimos dez anos, a Pinarello tem alcançado diversas vitórias e foi a bike campeã em sete competições do Tour.  A Dogma F10 conquistou o pódio, em 2019, e possui grandes semelhanças com o modelo deste ano, como, por exemplo, a mesa de guidão integrado e foco na aerodinâmica. O modelo ainda possui rodas Campagnolo de carbono e câmbio eletrônico super record que aumenta leveza e melhora na performance. 

Modelo Dogma F10 disponível em: https://www.semexe.com/bikes/estrada/pinarello-dogma-f10-disc-tour-de-france-win-edition/