Clincher, Tubeless ou Tubular? Qual a diferença?

Clincher, Tubeless ou Tubular? Qual a diferença?

Muitos ciclistas até hoje ainda tem algumas dúvidas sobre qual o melhor tipo de pneu para seu uso. Portanto vou explicar um pouco sobre cada um dos tipos de pneus. Vamos lá?

Clincher

Com certeza o tipo mais comum entre a maioria dos ciclistas amadores e entusiastas, porém o menos utilizado pelos ciclistas profissionais.

Pneus clincher são os que necessitam de uma câmara de ar para funcionar. Costumam ser os mais acessíveis e mais práticos no quesito manutenção e trocas em casos de furo. Porém são os mais pesados justamente por precisarem da câmara de ar.

Tubuless

Com estrutura similar ao clincher, o Tubeless (sem tubos) leva esse nome justamente por não ter a necessidade de usar câmaras de ar. É normalmente a opção de quem busca eliminar peso mas sem ter que investir rios de dinheiro em um kit de pneus Tubulares.

Nesse tipo de pneu é necessário usar rodas preparadas ou próprias para tubeless e um liquido selante que é responsável por vedar instantaneamente os possíveis vazamentos de ar se o pneu furar. Essa é uma das maiores vantagens do Tubeless, além do baixo peso em relação ao Clincher. Além de você poder pedalar com pneus com menos pressão, o que possibilita maior aderência.

Tubular

O pneu Tubular é o favorito dos profissionais. Sendo o mais leve e o mais rápido, pois possibilita pressão maior nos pneus. Justamente por não ter a necessidade de câmaras ou liquido.

Porém é o tipo de pneu menos prático e que exigem maior manutenção, além de precisar de rodas especificas para usar o que faz do kit de rodas e pneus o mais caro.

Agora que você já sabe um pouco sobre cada um dos pneus, você pode escolher o melhor para seu uso na Loja Oficial da Michelin na Semexe.