Você sabe MESMO como se comportar num pelotão?

Você sabe MESMO como se comportar num pelotão?

Como se comportar num pelotão, antes de tudo, a dica principal é: RESPEITO!

Nem todo mundo já teve a experiência de pedalar em um pelotão de ciclistas, então, viemos trazer algumas dicas para que você participe de pelotões com segurança.

Veja também:
Rápida explicação de para que serve um pelotão!
Drag = Arrasto aerodinâmico

Pelotão, no ciclismo de estrada, é o grupo principal de corredores que se desloca em conjunto com a finalidade de reduzir o desgaste de competir solitariamente, evitando assim a exposição à resistência do ar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelot%C3%A3o_(ciclismo)
Vamos as dicas!

01. Fique atento.

Sempre observe o ciclista da frente e dos lados. Um pelotão costuma ser bastante apertado para pedalar, logo, isso faz que uma pequena freada ou desvio possa causar colisões e quedas, afetando todo o pelotão. Esteja sempre atento para se antecipar.

02. Sinalize.

@shutterstock

Do mesmo modo que é preciso ficar atento aos ciclistas próximos, os outros ciclistas também precisam saber seus movimentos, ainda mais em pelotões novos.

Então sempre sinalize seus movimentos, e quaisquer obstáculos na pista, como buracos, curvas, frenagens e afins.

03. Seja visto (e educado).

Principalmente em pelotões onde você é novo, ou , não conhece muito bem os integrantes. Sempre se comunique e seja cordial. E como já pontuado, lembre-se que o pelotão vai estar apertado e podem acontecer toques e esbarrões durante o percurso, mantenha sempre a cabeça e sangue frios nesses momentos.

Para finalizar.

Sobretudo, o mais importante é se sentir seguro. Mantenha sempre a atenção, deixe suas mãos firmes no guidão e foco.

Nossa amiga Gisele Gasparatto, da fundadora da Lulu Five ciclismo, fez um video com mais algumas dicas bem legais de como se comportar num pelotão.