Como escolher o selim certo para você.

Como escolher o selim certo para você.

Achar o selim de bike certo pode ser um desafio. A quantidade de opções disponíveis no mercado podem dificultar a missão de como escolher o selim certo para você!

Veja também:

Primeiramente, falaremos sobre como escolher o melhor selim para você – seja você da estrada, gravel ou mountain bike e, seja qual for o seu gênero, vamos te ajudar a escolher selim certo para seu pedal

Um selim confortável é fundamental para os ciclistas de todas as modalidades da bike porque é algo em que vai gastar muito tempo.

Existem alguns outros aspectos do ciclismo que são tão pessoais, e o selim perfeito para um ciclista pode ser terrível para outro.

As formas e tamanhos individuais determinam o que é mais adequado para de cada um, mas também o estilo de pilotagem, modalidade e nível geral de flexibilidade.

Um selim de bike é um dos três pontos de contato com sua bicicleta que podem interferir na qualidade do pedal.

Um selim bem ajustado permite que você tire o máximo dos pedais. Se você encontrar o selim certo para você, pode sentir a diferença na performance.

Lembrando que um selim adequado não deve causar nenhum desconforto: sem dormência, dor ou atrito. Bem como, um ótimo par de shorts e um bom selim é aquele que você não percebe que está lá.

Como funciona um selim

como escolher o selim certo na semexe

Assim como quando se está sentado em uma cadeira, são os ísquios no ponto mais baixo da pélvis que suportam o peso do corpo e são cruciais para o ajuste do selim.

Embora essas áreas possam suportar uma pequena quantidade de peso, a redução da pressão aqui é fundamental para evitar dormência e dor.

As larguras dos ossos do assento variam e, portanto, os fabricantes costumam produzir modelos em uma variedade de larguras. 

Além disso, estatisticamente falando, as mulheres têm quadris mais largos do que os homens, então, em média, também têm os ossos da cintura mais largos e exigem selim mais largos.

Se seu selim for muito estreito, você pode sentir uma pressão indevida nos ossos. Se você for muito larga, você corre o risco de fricção.

Estrada vs MTB vs feminino vs selins de gravel – quais são as diferenças reais?

As diferenças entre selins para diferentes disciplinas estão relacionadas principalmente à posição de pilotagem, que depende não apenas do tipo de bicicleta, mas também de como você pedala.

Um ciclista de estrada competindo em uma corrida de rua provavelmente terá uma posição muito mais agressiva em comparação com um ciclista de estrada de longa distância, por exemplo.

como escolher o selim certo na semexe

Essa posição se relaciona ao ângulo do quadril , que afetará como a pelve interage com o selim e, portanto, qual é a melhor forma.

Para esforços mais rápidos e posições mais aerodinâmicas, como em pedais de estrada e triatlos, selins mais planos e mais longos tendem a funcionar melhor.

como escolher o selim certo na semexe

Por outro lado, selins de perfil curvo são preferidas por pilotos de MTB, gravel e modalidades similares.

Além do formato, você pode descobrir que alguns selins projetados para pedais off-road têm recursos projetados para reduzir as vibrações da trilha, como painéis de asas flexíveis ou conchas mais compatíveis.

Como os selins femininas são diferentes?

Os selins femininos têm formas ligeiramente diferentes, incluindo ranhuras ou recortes centrais, bem como diferentes densidades e áreas de preenchimento, correspondendo à anatomia feminina.

O objetivo aqui é oferecer suporte onde é importante, ou seja, os ísquios, e aliviar qualquer pressão onde é melhor evitar em torno das áreas de tecido mole.

Anatomia de um selim e o que ganho se gastar mais?

1. Casco
como escolher o selim certo na semexe

O casco ou chassi do selim é a base dura que forma sua forma básica e determina o quanto ela será flexionada.

Os trilhos abaixo conectam o casco ao canote por meio da braçadeira do assento. As camadas no topo da concha são o acolchoamento e a capa.

Os selins mais econômicos serão feitos de plástico ou um polímero reforçado com fibra, enquanto os selins mais caros terão o casco de fibra de carbono.

É importante notar que um modelo específico de selim normalmente terá o mesmo formato, independentemente de ter o casco de plástico ou carbono.

A vantagem de um casco de carbono é que, na maioria dos casos, ela será mais leve e potencialmente mais forte do que o plástico ou polímero equivalente.

2. Trilhos
como escolher o selim certo na semexe

Os trilhos do selim conectam o casco ao canote de selim.

Os trilhos de liga de aço serão padrão em selins mais baratos, enquanto os de nível médio e superior tendem a optar por ligas de manganês, titânio ou trilhos de fibra de carbono.

Esses trilhos são um dos principais determinantes do preço de um selim e também podem oferecer uma economia de peso significativa conforme você sobe na faixa de preço.

É importante notar trilhos de carbono podem não ser compatíveis com todos os canotes, devido aos trilhos serem ovais em vez de redondos.

3. Capa

como escolher o selim certo na semexe

A capa é a camada externa do selim e é a parte que você se senta. As capas são feitas de uma variedade de materiais, incluindo couro verdadeiro, embora as capas sintéticas sejam muito mais comuns.

Esteja atento a quaisquer costuras proeminentes e remendos ásperos ao escolher o selim, pois eles podem causar desconfortos, ou até mesmo causar furos em seus shorts.

4. Preenchimento

o preenchimento é o que garante o conforto do selim

Embora o acolchoamento macio possa parecer a solução, ao longo do tempo a espuma se deforma e pode acabar pressionando as áreas dos tecidos moles.

Muitos fabricantes usam o mapeamento de pressão para determinar onde colocar o enchimento, que pode variar de espuma simples a gel, ou até espuma de memória.

Muitos selins modernos são construídos usando áreas de espuma de densidade variável para dar suporte e alívio quando necessário.

Alguns selins como a linha Fizik Adaptive e Specialized Mirror , usam a impressão 3D para criar uma matriz de polímero para ajudar a reduzir a pressão em áreas muito específicas.

A maioria dos selins terá algum acolchoamento, mas há pilotos que ficam felizes com selins de carbono.

5. Canais, ranhuras e recursos de recorte

Cada selim tem uma funçao

Muitos selins apresentam canais ou recortes centrais de alívio de pressão.  A ideia por trás disso é aliviar qualquer pressão dos tecidos moles e melhorar o fluxo sanguíneo. Se você estiver sentindo dormência durante a condução, um selim com um recorte ou canal central é algo para se olhar.

Se você não estiver sentindo dormência, ainda pode usar um selim com recorte? A resposta é sim – muitas pessoas fazem. O que realmente importa é o que é mais confortável para você. 

Se você costuma pedalar em condições de lama, vale a pena considerar um formato de selim que não tenha um orifício, porque é mais provável que termine com muita sujeira exatamente onde você não quer!

Como escolher o selim certo para você

1. Que tipo de pilotagem você está fazendo?
O selim certo é fundamental

Mesmo para mesma pessoa, os requisitos de um selim serão diferentes para diferentes disciplinas: raramente o selim de uma bicicleta de estrada para corrida será o mesmo que o selim de uma mountain bike. Não só a disciplina afetará o selim que é melhor para você, mas também o seu estilo de pilotagem.

Considerar isso o ajudará a determinar aproximadamente que formato de selim escolher.

Se você está planejando competir, ou se você é um piloto que desliza para frente durante os esforços, um selim com perfil plano e nariz largo e plano pode ser melhor.

Se você se sentar um pouco mais ereto em sua bicicleta e não se mover muito, algo um pouco mais largo com um perfil curvo pode oferecer mais conforto.

Um exemplo seriam os selins projetados para contra-relógio ou triatlo. Isso permite que o ciclista fique em uma posição aerodinâmica ideal sem comprometer a potência, normalmente com um perfil muito plano e nariz atrofiado.

2. Considere sua anatomia

Dado que homens e mulheres são construídos de forma bem diferente, muitas marcas fazem selins específicos para mulheres para acomodar as diferenças de anatomia. Dito isso, há muitas mulheres por aí que se sentem perfeitamente confortáveis ​​em um selim masculino ou unissex e vice-versa.

3. Qual é o tamanho e a forma da selim que você precisa?
Diversos modelos de selim na semexe

Hoje quase todas as marcas de selins têm seu próprio sistema de ajuste patenteado para ajudá-lo a encontrar o selim certo.

Isso geralmente é usado em conjunto com métodos para determinar a largura dos ísquios e sua flexibilidade.

A maioria das lojas tem um equipamento para medir a distância entre os ísquios de forma rápida: geralmente um gel ou almofada de espuma de memória que você se senta, para que os ísquios deixem uma impressão que pode ser medida.

4. Você pode fazer um teste?

Muitas lojas têm uma frota de selins de teste. Com alguns, no momento em que se sentar, você saberá que não é para você, mas com outros, leva um pouco de tempo para decidir se será um selim.

As coisas a serem observadas no teste incluem dormência e qualquer pressão nas áreas dos tecidos moles. Você também não deve sentir o selim afundando no chassi, nem na parte superior das pernas ao pedalar. Idealmente, o selim deve caber de forma que você não perceba!

É melhor gastar pelo menos uma hora usando o selim porque seu corpo levará algum tempo para se ajustar. Se você pode gastar mais, então é ainda melhor, porque assim qualquer incompatibilidade tem uma chance maior de aparecer.

Algumas marcas oferecem esquemas onde você pode experimentar o selim por um longo período de tempo e devolvê-lo se não ficar satisfeito, ou outras oferecem uma troca gratuita de selim entre os modelos até encontrar o ajuste certo para você.

5. Quanto você pode gastar?

A quantia que você precisa gastar em um selim depende principalmente dos materiais usados.

Se você precisa de uma estrutura e trilhos de fibra de carbono fortes e leves, isso tem um preço premium.

Por outro lado, selins básicos com conchas de polímero e trilhos de liga podem ter preços muito razoáveis, e a diferença de peso não vai somar muito no contexto de uma bicicleta inteira.

Outros recursos, como recorte ou ranhuras, tendem a adicionar uma camada de complexidade à fabricação, portanto, o preço provavelmente refletirá isso.

Além disso, existem diversos selins semi novos disponíveis na Semexe.com

Como posso deixar meu selim mais confortável?

Como escolher o selim certo na semexe

Embora uma capa de gel acolchoada possa parecer uma boa ideia para deixar seu selim mais confortável, isso provavelmente terá o efeito oposto.

A maneira como o espesso acolchoamento de gel se comprime sob você durante o trajeto pode ser mais desconfortável para os ísquios e tecidos moles.

Mover o selim para a frente ou para trás nos trilhos (dentro dos limites de segurança mostrados) afetará seu alcance até o guidão e como você está posicionado sobre os pedais.

A maioria das pessoas acha que uma selim nivelado é confortável, embora algumas se beneficiem de uma inclinação onde o nariz é ligeiramente inclinado para baixo. Se inclinar muito, porém, você poderá descobrir que a pressão é aplicada através de seus pulsos e mãos nas barras.

Um bike fit é uma ótima ideia para ajustar sua posição na bicicleta, incluindo encontrar o melhor formato, tamanho e posição do selim para você. Além disso, não subestime o poder de um par de shorts ou bretelle de qualidade e até mesmo um pouco de creme de chamois para viagens mais longas.

Por fim, lembre-se de que seu selim deve ser totalmente confortável por horas a fio. Experimentando diferentes modelos e posições e medindo a largura do seu osso sentado, você com certeza encontrará a combinação perfeita para você.