O que é um High Speed Wobble?

O que é um High Speed Wobble?

A oscilação de velocidade, ou High Speed Wobble, pode ser definida como “uma oscilação do conjunto de direção da bicicleta em frequências muito altas para uma reação eficaz do ciclista”. 

Veja também:

Como ocorre nas bikes?

Em bicicletas, a oscilação de velocidade começa quando algo faz com que a roda dianteira acelere para um lado. Pode ser algo simples como o ciclista espirrando.

Damon Rinard é o Gerente de Engenharia da Cannondale e um homem com experiência quando se trata de quadros. Como ele explica, para que ocorra uma oscilação de velocidade, um punhado de fatores precisa se alinhar perfeitamente.

“Na velocidade certa da estrada e se as condições estiverem certas, uma vez que o sistema é perturbado, a parte dianteira da bicicleta começa a oscilar: isso é o speed wobble”, diz ele. “Na maioria das velocidades, e muitas vezes até na velocidade do speed wobble, tal perturbação é rapidamente amortecida e nada acontece.”

Quando ocorre?

Quando o high speed wobble ocorre, é o caso bike e ciclista oscilando em sua “frequência ressonante” 

Bem como o som que um vidro de cristal faz quando você passa um dedo molhado em sua borda – este é outro exemplo de um sistema vibrando em sua frequência de ressonância.

As oscilações são mais comuns bicicletas que não são particularmente rígidas ou que não são particularmente bem amortecidas. 

Esta é uma das razões pelas quais as oscilações de velocidade são muito mais prováveis ​​em uma bicicleta de estrada do que em uma MTB

Ainda mais que as MTBs têm suspensão o que ajuda a amortecer as oscilações antes que se tornem um problema.

Felizmente, as oscilações de velocidade têm o que é chamado de “ciclo de limite estável”, o que significa que as oscilações só terão uma amplitude limitada. 

Isso impede que as oscilações cresçam cada vez mais até que até mesmo o piloto mais experiente seja simplesmente atirado da bicicleta.

Entretanto, as oscilações de velocidade só parecem acontecer quando um piloto está parando. 

Por exemplo, oscilação acontece em um sistema que está em um estado de equilíbrio e pedalar tem o efeito de prejudicar esse equilíbrio.

Para finalizar, nossa amiga Gisele Gasparotto, da Lulu Five Ciclismo, fez um video explicando melhor como ocorre e como pode ser evitado Veja o video: