Conheça o Guia de Preço Semexe, a tabela FIPE da bikes.

Conheça o Guia de Preço Semexe, a tabela FIPE da bikes.

Entenda como a Semexe desenvolveu o maior guia de preço de bikes usadas do Brasil. Cálculo de valores, preço e depreciação, veja abaixo como é feito e conheça o Guia de Preço Semexe a tabela FIPE das bikes.

Veja também:

Como surgiu?

O Guia de Preço Semexe, carinhosamente chamado de GPS, surgiu de uma necessidade de padronização no mercado nacional de produtos usados relacionados à bike.

O mercado de bikes usadas existe há muito tempo no Brasil e não existia nenhum lugar referência para consultar preços de bikes usadas. Assim como é possível fazer com os carros usados na tabela FIPE.

Pensando nisso, e percebendo a necessidade de um lugar para consultar valores de bikes usadas de maneira fácil e rápida, criamos o GPS.

Como foi feito?!

As pesquisas e cálculos foram iniciados em meados de 2019, buscando referências e dados (muitos dados) para que pudéssemos criar um guia que seja real e que acompanhe as reais tendências de mercado em termos de precificação.

Para chegar nos valores são usados 3 métodos.

1 – Os especialistas por trás do Guia de Preços carregam anos de experiência na indústria do ciclismo que contribuem para uma validação precisa de todos os dados coletados.

2 – Consultamos dados de milhares de transações realizadas online na indústria de bicicletas usadas.

3 – A opinião de nossos visitantes vale muito! Todos os ciclistas que consultam nosso guia são convidados a opinar sobre os valores sugeridos.

Principais critérios de avaliação

Alguns dos principais critérios para a avaliação:

  • MODELO
  • ANO
  • MARCA
  • DISCIPLINA (modalidade)
  • ESTADO DE CONSERVAÇÃO

Estado de conservação

Estado de conservação de bikes do Guia de Preço Semexe

Vamos falar um pouco sobre o estado de conservação. Um dos fatores que causam a maior diferença de valores entre bikes similares. Fazendo com que a mesma bike possa ter diferença no preço de até 40%.

Dividimos em 4 estados  de conservação, que seguem alguns parâmetros, para definir em qual estado a bike está. São esses:

Impecável – 3% das bikes

Parece nova visualmente e seus componentes estão em excelente estado de conservação.

Ótimo – 23% das bikes

Apresenta pequenas marcas de uso, pouco desgaste dos componentes e nenhuma falha mecânica.

Bom – 54% das bikes

Apresenta marcas de uso e claro desgaste dos componentes, mas nenhuma falha mecânica.

Razoável – 18% das bikes

Apresenta muitas marcas de uso, alto desgaste dos componentes e necessita algum tipo de reparo.

Vamos ver um exemplo dessa Specialized Chisel Expert 2019:

Exemplo de bike em estado de conservação impecável

Chisel Impecável – sugestão de preço R$13.441

Exemplo de bike em estado de conservação razoável

Chisel Razoável – sugestão de preço R$8.321

Lembrando que os valores são sugestões baseadas em dados reais.*

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o GPS existe para que qualquer pessoa possa ter fácil acesso às informações das bikes.

E uma das coisas para mantermos o GPS sempre o mais próximo da realidade, é a sua opinião, o seu feedback! Por isso contamos muito com a participação de cada usuário.

Neste lançamento, oito das principais marcas do Brasil estão contempladas no GPS: Cannondale, Specialized, Cervelo, Trek, Scott, Sense, Caloi e Oggi. Constantemente faremos a inserção de novas marcas.

Agora é sua vez de visitar nosso Guia de Preço Semexe, procurar o preço de sua bike e é claro, mande sua sugestão de preço!

Clique aqui para ver o valor de sua bike!