5 motivos para você escolher uma bicicleta aro 29.

5 motivos para você escolher uma bicicleta aro 29.

A bicicleta aro 29 pode ter diversas vantagens para melhorar o pedal do ciclista e alcançar muita velocidade para quem gosta de boas aventuras.

Veja também:

Assim, neste artigo vamos conhecer mais sobre os aros, entender melhor esta parte importante da bike e cinco motivos para você escolher o aro 29. Confira:

Bicicleta Aro 29 e a criação dos aros.

Antes de tudo, é preciso entender como o aro é valioso para o pedal e, em especial, para a estrutura da bike. Na hora de escolher o aro é preciso entender o que cada modelo oferece de acordo com o seu tipo de pedal.

Contudo, as diversas mudanças nas fábricas de bikes ocorrem para se adaptarem ao estilo dos ciclistas e aos modelos mais modernos de bikes. Com a chegada de novos aros no mercado, como é o caso do aro 29, as fábricas têm investido em novos tipos de rodas, mantendo os benefícios da geometria das bikes.

A escolha do aro vai depender de inúmeros fatores do ciclista, que iremos citar neste artigo. Antes de tudo, um dos principais motivos para a escolha do aro 29 é o tipo de terreno que o ciclista vai encarar no seu pedal.

Por isso, se for para pilotar em montanhas, terrenos acidentados ou mesmo estrada ou chão batido, cada aro terá a sua tarefa dentro do sistema da bike. Assim, devemos levar em conta as seguintes características do aro:

Materiais.

aro 29 semexe blog

Todavia, com a evolução das bikes ao longo dos anos, a produção do material se tornou em alta escala e com muitas variedades. Com bikes mais modernas, os aros se tornaram mais resistentes e fáceis de encarar todo o tipo de aventura.

Um desses materiais é o aço carbono, muito utilizado pelos ciclistas e que por muitas décadas esteve apenas em bikes de estrada. Sua composição é uma combinação de liga de aço carbono com outros materiais. Assim, o produto final é o mais pesado do mercado e usado para resistir a grandes impactos.

Por outro lado, é possível encontrar no mercado os aros em alumínio, material mais forte na pedalada. O ciclista que busca resistência deve levar em conta este tipo de material, que se adapta bem a bikes com aros 26, 27.5, 29 e 700c.

Assim, outro material encontrado é a fibra de carbono, feito com tramas de pequenas fibras de carbono junto com resina de outras substâncias. É considerado, na maioria das marcas, como a peça top de linha do mundo das bikes.

Por isso, a fibra de carbono é a mais procurada por ciclistas exigentes e também por profissionais, já que seu peso influencia diretamente na performance. A fibra é usada em trilhas moderadas e de alto nível, e em competições de mountain bikes, ou mesmo em treinos e provas de road bikes.

Formatos.

aro 29 semexe blog

Em seguida, o formato do aço carbono é feito com folha simples e em formato quadrado, próprio para uso em bikes com freios v-brake, em que as sapatas devem pegar nas laterais do aro.

Já os aros de alumínio, muito valioso para a bike aro 29, normalmente tem o formato aero, em que a base é larga e seu perfil é fino, o que traz boa aerodinâmica para cortar o vento e ganhar velocidade. Assim, esse formato é mais usado nos freios v-brake, cantilever ou ferraduras, usados nas road bikes e em algumas BMX ou bike trial. Eles podem ter o formato arredondado e com freio a disco.

Por outro lado, os aros de fibra carbono podem ser em formato aero, arredondado, achatado e também ser totalmente fechado. Há alguns aros deste modelo que combinam alumínio em suas pistas de freio. Este material pode ser manipulado de diversas formas na sua fabricação, sempre atendendo a exigência de mercado.

Cuidados.

Da mesma maneira que devemos escolher o melhor aro para o pedal, é preciso ter alguns cuidados para conservar a bike. Se o ciclista escolher o aro de aço carbono, por exemplo, ele precisa entender que este material é mais frágil para terrenos com grandes impactos, como é o caso do mountain bike. Ele é mais indicado para terrenos de estradas ou pistas simples.

Assim, se a ideia for usar o aro de alumínio, ele é resistente à corrosão e tem um custo mais baixo em modelos de estrada, sem perder a segurança e rendimento. O ciclista deve sempre ficar atento ao alinhamento do aro e também se os freios estão em boas condições.

Por outro lado, para quem optar pela fibra carbono, deve estar atento aos impactos e a relação custo-benefício. Este material é, em especial, usado por ciclistas em competições e atletas de alto rendimento.

Tamanho do aro

Ao passo que pensamos em todos os itens citados acima, devemos levar em conta o tamanho do aro, de acordo com o tipo de pedal que o ciclista pratica. Na maioria dos casos, o aro menor pode ser mais fácil de lidar e melhor em curvas. Entretanto, o aro 29 se mostra mais indicado para absorver impactos e trazer maior estabilidade para o ciclista.

Para provas de velocidade, aros menores trazem mais rapidez ao ciclista. Além disso, os componentes precisam estar todos em conformidade com o tamanho do aro. Por isso, tanto quadro como garfo devem possuir dimensões compatíveis, o que vai impactar na escolha da bike como um todo. Isso é importante porque, neste caso, a altura e biotipo do ciclista também influenciam na escolha.

Por exemplo, se o ciclista for alto, o aro 29 se adapta super bem, como é o caso dos ciclistas com 1,80m para cima. Para pessoas entre 1,50 e 1,70m, o ideal é verificar se há possibilidade de uma combinação do tamanho do quadro com a altura do ciclista.

Suspensão

Outro item que deve ser levado em conta pelo ciclista é a suspensão da bike. Assim, os diferentes modelos de suspensão, no que diz respeito ao curso (amortecimento), também mudam de acordo com a adaptação do ciclista sobre aquele modelo.

Contudo, para o ciclista que está usando um curso de 130mm, por exemplo, as suspensões de aro 29 tendem a ter um curso menor. Por isso, é valioso testar a bike antes de comprar, para saber se aquele modelo atenderá suas vontades. Não hesite em fazer mudanças e consultar um perito para entender melhor esse mundo diverso das bikes.

Bicicleta Aro 29

A bicicleta aro 29 é um dos modelos mais usados nos últimos tempos pelos ciclistas. Neste artigo, vamos conferir cinco dicas do porquê optar pelo aro 29.

Escolha dos fabricantes

A princípio, com a boa aceitação dos ciclistas, o aro 29 é um dos modelos mais produzidos pelas fábricas nos dias atuais. O modelo é escolhido por ser simples e ser de fácil manutenção.

Outros modelos têm conquistado os ciclistas, como é o caso do aro 24 e o 27,5. As bikes com perfil 700 tem recebido o aro 29 por sua compatibilidade de peças entre diversos modelos e diferentes modalidades.

Reposição de peças e compatibilidade

Em seguida, como a demanda do mercado de fabricação para esse tipo de peça é muita alta, o crescimento de outros processos também é maior. Neste caso, os fabricantes menores têm apostado em peças, reposições e personalizações para quem utiliza a bicicleta aro 29.

Além disso, a compatibilidade para o uso de modalidades como urbana e de mountain bike também é muito maior entre si do que de diferentes tamanhos de aros. Assim, pneus, câmaras de ar, freios, transmissões e outros componentes podem ser utilizados em sua grande maioria em diferentes tipos de bikes. Com isso, o ciclista conseguirá evoluir seu pedal e poderá trocar com maior facilidade alguns detalhes conforme a necessidade.

Presença em campeonatos de mountain bike

Assim, o aro 29 também se tornou presença nas principais competições de mountain bike. Alguns ciclistas profissionais acabam usando o modelo para teste e elogiam a performance do pedal. Ou seja, o aro 29 se torna o queridinho dos ciclistas.

A escolha se dá pela união entre todos os fatores comerciais, além de toda a parte técnica que a bike tem sobre o modelo do aro.

Pilotagem da Bicicleta aro 29

Do mesmo modo, com o aro 29, as bikes possuem pneus mais largos, além de guidões e suspensões maiores. Por isso, ao longo dos anos, os ciclistas têm optado pelo aro maior.

A área de cobertura do aro 29 é maior, sendo assim, o ciclista precisa girar menos para andar uma maior distância. Por outro lado, o ângulo de ataque é maior, foi a bicicleta aro 29 leva maior vantagem com aros menores.

Apesar disso, o conforto e segurança são pontos favoráveis a essas bikes, já que seus modelos são maiores e com maior resistência.

Resistência

Todavia, se o ciclista busca resistência, o aro 29 é o mais indicado. Para quem se arrisca em montanhas, terrenos com irregularidades, se dará bem com esse tipo de aro. As competições com maior esforço físico, os ciclistas optam por modelos mais sólidos e que aguentam grandes impactos.

Gostou deste texto? Confira muito mais em nosso blog!

Zomi do Bike com muito Bacon