Adquirir equipamentos de origem ilícita é crime! Fuja dessa roubada!

Adquirir equipamentos de origem ilícita é crime! Fuja dessa roubada!

À primeira vista, comprar uma bicicleta usada pode ser apenas sinónimo de economia. O mercado de bikes usadas e seminovas aumentou com novos ciclistas que enxergaram apenas bons motivos para pedalar. São muitos!

Bicicleta é sinónimo de saúde física e mental, economia financeira e você ainda colabora na preservação do meio ambiente, já que a bike é um meio de transporte a propulsão humana e gera zero emissão de CO2. Contudo, em tempos de pandemia de Covid-19, encontrar uma bike zero km com bom preço passou a ser uma tarefa difícil devido a diversos fatores como o contínuo aumento do Dólar, instabilidade política, altos impostos e também uma grande demanda e baixa produtividade da industria mundial que ficou paralisada por muitos meses.

Com o significativo aumento da procura por todos os modelos de bicicletas, seja ela nova, seminova, MTB, Bicicleta de Estrada, Bike Elétrica ou Urbana, também tivemos o crescimento de roubos e furtos em lojas especializadas e a ciclistas quando estão praticando o seu esporte, o ciclismo.

Já se passou a época em que comprar uma bicicleta usada pela internet era sinónimo de dor de cabeça. Em contrapartida, dependendo da maneira de como você realiza a aquisição da tão desejada bike, você pode sim ter sérios problemas, em outras palavras: até cometer um crime. Comprar uma bicicleta furtada ou roubada é crime:

LEI Nº 9.426, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1996.
Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Te ofereceram uma bicicleta usada ou nova de origem ilícita? Denuncie!

Portanto, para que você não tenha esse pesadelo, vamos ensinar como é prático e seguro comprar sua bike na Semexe. Somos um Marketplace online de compra e venda de bikes, componentes e acessórios, focados em garantir a segurança na negociação, além de termos um time de especialistas prontos para ajudar na escolha da sua próxima magrela.

Veja também:

Cadastro no site

www.semexe.com – Para se cadastrar é super simples, você só precisa clicar no botão “Entrar” no canto superior direito da tela e depois clicar em “Criar uma conta”, preencher os dados de cadastro, ou se cadastrar com o facebook.

Buscar produtos no site

Você pode buscar por palavras-chave na barra de busca na parte superior do site e depois usar os filtros de tamanho, preço, aro e muitos outros.
Ou você pode ir direto aos menus de busca.

Mensagens – Falar com vendedor

Gostou de um anúncio e quer tirar dúvidas sobre o produto com o vendedor?
Clique no produto desejado, do lado direito tem um botão “falar com vendedor”, clique nesse botão e mande suas dúvidas para o vendedor. 
Lembre-se que dados de contato, endereços são bloqueados.

Regras de mensagens

  • Não utilizar palavrão ou linguajar ofensivo. Seja respeitoso;
  • Não fazer cotação de frete ou trocar dados de entrega. O frete é tabelado e calculado com base no sistema dos correios e transportadora;
  • Não enviar dados pessoais (de qualquer tipo) ou solicitar dados do vendedor;
  • Não fazer menção à concorrência ou combinar a venda por outro canal. Preserve sua segurança;
  • Não combinar troca de produtos. o site não trabalha com trocas.

Formas de pagamento

Temos 2 formas de pagamento: cartão de crédito (Visa, Mastercard, Hiper, Elo, American Express, Diners e Hipercard) e boleto bancário, para cada caso temos regras de uso.

Posso combinar 2 cartões para pagar por uma compra?

Sim, você pode, dessa forma não precisa comprometer seu limite. Basta solicitar a ajuda do time de especialistas da Semexe para efetuar o pagamento nessa modalidade.

Posso pagar parte do valor no cartão de crédito e outra parte no boleto bancário?

Sim, você pode, basta solicitar a ajuda do time de especialistas da Semexe para efetuar o pagamento nessa modalidade.
O pagamento nunca deve ser feito diretamente ao vendedor.
O pagamento do vendedor é liberado depois que o recebimento é confirmado.

Quais as regras para pagamento com cartão de crédito?

As compras feitas com cartão de crédito podem ser parceladas em até 12 vezes. E pode somar o limite de 2 cartões diferentes para uma mesma compra.

O sistema bancário pode demorar até 3 dias úteis para identificar e liberar o pagamento, e enquanto isso é feito, seu pedido fica com status “Aguardando pagamento”.


Quais as regras para pagamento com boleto bancário?

Ao gerar um pedido na opção boleto bancário, o comprador tem 5 dias úteis para efetuar o pagamento. O boleto pode levar até 72h para ser compensado.

Frete

O prazo para envio do produto é de 3 dias úteis após o processo de certificação em bikes usadas e 3 dias úteis para produtos novos.

O custo do frete é do comprador, porém, pode ser negociado entre as partes; e caso o frete tenha sido feito e cotado por dentro da plataforma, a Semexe auxilia em todo processo de envio e se responsabiliza no caso de extravio.

Bikes

O frete de bicicletas e outros produtos com volume acima de 105x105x200 é feito por transportadoras. Consulte os valores e prazos em nosso site. Lembrando que os custos do frete são por conta do comprador.

O vendedor é responsável por embalar e filmar o produto nesse processo.

Você é responsável por filmar, e tirar fotos do produto sendo desembalado para garantir a segurança do processo e para qualquer problema.

Componentes, acessórios, nutrição e vestuário

Esses produtos podem ser enviados normalmente pelos correios. Respeitando as normas de envio dos correios. Para mais informações sobre as normas dos correios clique aqui.

Devolução

Seguindo a legislação brasileira, o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir da data de recebimento da mercadoria, para devolução.
O custos logísticos de devolução são por conta da Semexe.

Segurança financeira

Na Semexe todas transações são feitas pelo sistema da Moip by Pagseguro, a operadora financeira que faz à custódia do pagamento até que o produto comprado seja entregue.

Funciona assim: O comprador efetua o pagamento. O dinheiro fica em custódia com a operadora financeira. Quando o produto chega ao comprador, à Moip by Pagseguro faz à liberação do saque do valor pela plataforma.

Assim o comprador tem à garantia de que vai receber o produto comprado e o vendedor recebe o dinheiro à vista mesmo que o comprador tenha parcelado.

Confirmação de pagamento de cartões e boleto

Cartões: Suas compras feitas com cartão de crédito podem levar até 3 dias úteis para serem aprovadas, isso ocorre por conta da análise de pagamento do banco emissor do seu cartão em conjunto com o nosso parceiro de pagamentos, o Moip by Pagseguro.

Assim que for concluída a análise, você receberá um e-mail de aviso sobre a aprovação da compra.

Ligação de confirmação de pagamento: Em alguns pedidos a Moip by Pagseguro, nossa operadora financeira, liga para os compradores para que façam à confirmação do pedido. Isso garante a segurança de que está comprando.

Boleto: Ao gerar um pedido na opção boleto bancário, o comprador tem 3 dias úteis para efetuar o pagamento; Não há como regerar o boleto se o prazo vencer. Compras com boleto podem demorar até 4 dias úteis pro sistema/banco identificar/liberar o pedido, enquanto isso é feito, seu pedido fica com status “em análise”.

Meu produto chegou!

  1. Caso a bike seja entregue via transportadora, faça um vídeo e fotos da bike sendo desembalada. Nesse caso quanto mais detalhes melhor. Isso garante sua segurança caso tenha acontecido algo desde a saída da casa do vendedor até a sua casa.
  2. Se a entrega for feita diretamente com o comprador, faça uma inspeção na bike. Olhe para o quadro, suspensão e todos os outros componentes.
  3. Após os passos 1 e 2 acesse a sua conta na semexe.com no item “minhas compras”. Em seguida, clique no ID da compra e no botão “recebi meu produto”.

Caso algo esteja em desacordo com o combinado, entre em contato imediatamente com nosso time de atendimento (info@semexe.com).

Devolução

Seguindo a legislação brasileira, o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir da data de recebimento da mercadoria, para devolução.

O custos logísticos de devolução são por conta da Semexe.

A devolução dos valores vai ocorrer assim que o produto chegar para o vendedor e o mesmo confirmar o produto.

A devolução financeira, depende do seu banco em geral, ou seja, fazemos o pedido para a devolução, porém a efetivação da devolução financeira depende do seu banco e operadora financeira. Em alguns casos pode demorar 1 mês.