A Bike ideal para crianças

A Bike ideal para crianças

As bikes desenvolvem memórias positivas e apresentam às crianças a liberdade em cima de duas rodas

Inegavelmente, é incrível ver uma criança pedalando pela primeira vez, seja seu filho, sobrinho ou afilhado. Sair com a família em um passeio ciclístico, seja ele pelo bairro, nas areias da praia ou na estradinha de terra que fica perto do sítio, e claro, vê-la crescer como uma cidadã ciclista. E certamente, não é mito, toda criança, não importa a idade, conta os dias para ganhar no Dia das Crianças, aniversário ou do Papai Noel a tão sonhada bike. Bike Infantil é na Semexe!

Hoje em dia, as bicicletas competem com videogames, celulares e outros equipamentos eletrônicos. Portanto, quando os pais optarem por presentear o (a) “pimpolho”com uma bike infantil, estarão ofertando uma alternativa de realizar uma atividade lúdica ao ar livre, que também estimula a mente e movimenta todo o corpo. Afivele o seu capacete e tenha uma feliz pedalada com o seu (sua) prodígio (a).

Qual é a melhor bike  infantil que posso comprar ?

Primeiramente, com tantas opções de bicicletas infantis no mercado, a escolha pode se tornar difícil. Mas, aqui na Semexe iremos facilitar essa busca! O objetivo da compra é certificar que os recursos da bicicleta sirvam ao nível de habilidade do seu filho. Bem provável que a criança irá pedalar em curtas distância e normalmente acompanhada de um responsável. Ou seja, uma bike infantil simples e sem muitos componentes desnecessários. Bikes para meninos e meninas são basicamente as mesmas, o que pode mudar são as cores do quadro ou adesivos. 

Bicicleta de Equilíbrio – Balance Bike

A Groove Balance Bike 12 pode ser uma excelente opção de primeira bicicleta.

A princípio, uma bike infantil sem pedal. Essa bicicleta vem se popularizando no Brasil nos últimos anos. A Balance Bike foi criada pelo Inventor alemão Karl Drais ainda em 1817 e hoje é muito popular nos Estados Unidos. O seu princípio é buscar o equilíbrio. Portanto, ao invés de pedalar, as crianças se impulsionam utilizando as pernas e equilibram o seu peso na bike para não caírem. Essas bikes são recomendadas também para bebês, que certamente terão mais facilidade na transição para uma bike maior. 

Mountain Bike para crianças

Com uma Caloi Wild XS, o seu Pimpolho (a) pode encarar todos os tipos de terreno.

As originais bikes de montanha e trilhas são conhecidas pela sigla MTB – Mountain Bike. Essas bikes são as mais populares no Brasil. E claro, a indústria desenvolveu uma variação infantil, que são projetadas para pedalar em trechos off-road como; ruas com asfalto irregular, terra, grama, areia e pedras. Alguns modelos de MTB Infantil também possuem garfo com suspensão para aliviar os impactos e seus pneus dispõem de cravos para encarar diferentes tipos de pavimentações. Caso o seu filho goste do universo off-road, uma MTB Infantil pode ser uma boa escolha. Esse modelo de bike também é indicado para rodar em ciclovias, parques e ruas esburacadas. Lembrando que o Brasil possui um dos melhores atletas de MTB da atualidade, o Petropolitano (RJ) Henrique Avancini.

Bicicletas Híbridas infantis 

Uma clássica Bike Infantil híbrida é a Caloi Ceci com aro 24

As bikes híbridas infantis são projetadas para rodar em diversos tipos de terreno. O seu pneu normalmente possui poucos e pequenos cravos baixos nas laterais ou as vezes sem nenhum cravo sendo mais liso no meio. Aqui o conforto é o foco. Passeios no parque, ciclovia são ideias para as bikes híbridas infantis. 

Tamanho da Bike Infantil

As bikes infantis são medidas pelo tamanho do diâmetro da roda, ao invés do tamanho do quadro como ocorre em bicicletas para adultos. A idade e a altura do seu filho também ajudam a escolher a faixa de tamanho da bike. 

Crianças entre 2 – 3 anos:

Altura: 91cm – 1m
Tamanho da roda / aro:12″

Crianças entre 4 – 5 – 6 anos

Altura: 1,05m – 1,22m
Tamanho da roda / aro:16″

Crianças entre 6 – 7 – 8 anos

Altura: 1,20m – 1,40m
Tamanho da roda / aro:20″

Crianças entre 8 – 9 – 10 – 11 – 12 anos

Altura: 1,25m – 1,55m
Tamanho da roda / aro:24″

Crianças “mais velhas” e ou mais altas

Crianças que são mais altas do que o “normal”para sua idade, ou acima dos 13 anos, podem se adaptar a pedalar bicicletas para adultos já com um roda / aro 26” polegadas.

Lembrete importante: lembrem-se do capacete e luzes de sinalização na bike dos seus filhos.

Veja também: