96 atletas de 25 nações – Nino Schurter vence o XCO da Copa do Mundo de MTB. Avancini termina em 13º

96 atletas de 25 nações – Nino Schurter vence o XCO da Copa do Mundo de MTB. Avancini termina em 13º

Ciclista suíço garantiu a vitoria em um emocionante sprint final, batendo o francês Maxime Marotte e levando o público ao delírio em Petrópolis/RJ

Emoção até o último segundo. Foi desta forma que o suíço Nino Schurter conquistou a vitória neste domingo (10) da elite masculina no XCO – Cross Country Olímpico, na etapa brasileira Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. Com um sprint final de tirar o fôlego nos últimos metros, Nino terminou a disputa com o tempo de 1h26min52, com o francês Maxime Marotte em segundo lugar, no photo finish. Vlad Dascalu terminou na terceira colocação, apenas três segundos atrás. O pódio ainda contou com o dinamarquês Sebastian Fini, em quarto, e Filippo Colombo, da Suíça, em quinto.

Sete vezes campeão geral da Copa do Mundo Mercedes-Benz Mountain Bike e nove vezes campeão mundial, Nino sempre figurou entre os líderes da disputa. Aos 35 anos, mostrou a ótima forma com uma incrível reta final de prova. Muito ovacionado pelo público brasileiro após a sua 33ª vitória em etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o que o fez igualar ao francês Julien Absalon, Nino Schurter vibrou bastante com o resultado.

Nino Schurter voando durante a prova do XCO com sua nova Scott Spark RC. Imagem: Ney Evangelista

“Foi muito legal vencer aqui. Os fãs brasileiros são insanos pelo mountain bike e eu os amo. Só tenho que agradecer pelo apoio que me deram”, agradeceu Nino. “Durante a prova eu pensei se decidiria nas subidas da última volta. Quando passamos na reta oposta a chegada, eu tentei acelerar mas eu percebi que Marotte e Dascalu estavam na minha rota. Então, eu sabia que na última subida seria tudo ou nada. Dei meu melhor, o Marotte me passou e eu sabia que ainda faltavam muitos metros para a linha de chegada. Foi nos últimos metros mesmo. Vencer corridas como essa, em que você tem que batalhar até o metro final, é legal demais. Foi uma das vitórias mais saborosas e vou guardar para sempre.”

Nino Schurter – atleta da SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM

Com o retorno do público às provas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o suíço ressaltou os mais de 20 mil presentes que agitaram o São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, neste domingo.

“Foram dois anos sem presença maciça de público e eu estava sentido falta disso. Vir para o Brasil, com tantos fãs, foi legal demais de ver. Eu realmente amo os brasileiros. Eles são loucos pelo esporte e vivem por isso. Só posso dizer obrigado aos torcedores. Estou muito agradecido pelas pessoas que fizeram a festa do lado de fora da pista. Agradeço também ao Avancini, por ter feito um trabalho tão bacana pelo esporte, aqui na América do Sul, principalmente no Brasil. É legal ver como o esporte tem sido desenvolvido pelas ações dele em seu país natal”

Nino Schurter – atleta da SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM

Julien Absalon comenta feito de Nino na Copa do Mundo de MTB

Julien (a direita) apoiando atleta da sua equipe – BMC MTB Racing. Imagem: Fabio Piva

Manager da equipe BMC MTB Racing, o francês Julien Absalon esteve presente na competição acompanhando sua equipe e falou sobre a vitória de Nino Schurter, que o igualou em número de vitórias em etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike.

“Ele já estava há algum tempo próximo de igualar meu recorde e agora ele conseguiu. Vamos ver se ele chega na 34ª vitória, para bater meu recorde, o que para mim não é um problema, porque ele mereceu chegar até aqui. Nino fez uma linda corrida e é muito legal vê-lo à frente de tantos atletas da nova geração. Novos ciclistas jovens vem vindo e o Nino segue forte o suficiente para vencê-los.”

Julien Absalon – Manager da equipe BMC MTB Racing

Henrique Avancini emociona o público e fica na 13ª posição

CLIMA DE COPA! Avancini foi ovacionado por mais de 19 mil torcedores que estavam presentes no Vale do Cuiabá para acompanhar a prova do XCO. Imagem: Ney Evangelista

Que momento, amigos! Quanta emoção! O melhor brasileiro na prova, o petropolitano Henrique Avancini cruzou, em lágrimas, a linha de chegada em 13º lugar – chegou a completar em segundo na segunda volta. Ele foi ovacionado pelo público, que gritava “Avança, Avança” a todo momento. Avancini, que não conseguia conter a emoção, agradecia a todo momento à torcida que entoava gritos de apoio. O petropolitano ainda foi cumprimentado por outros atletas, que reconheciam seu grande esforço em ter trazido esta etapa da Copa do Mundo para o Brasil. Emocionado, ele falou sobre o momento vivido.

Henrique Avancini conduzindo sua belíssima Cannondale Scalpel e sendo perseguido pelo atleta da KMC Orbea, Sebastian Fini (4ª colocação).

“Foi o momento mais especial, intenso e marcante da minha carreira. Eu gostaria muito de ter entregado um resultado muito melhor do que entreguei nas duas provas. Para mim, o dia de hoje mostra o significado de uma vida dedicada ao esporte. O carinho e o apoio intenso que recebi das pessoas, é algo inexplicável. É a prova de que valeu a pena dedicar a vida a isso. Faria tudo de novo, as mesmas renúncias e as mesmas escolhas. Porque esse fim de semana foi especial para mim e para o esporte que eu amo tanto.”

Henrique Avancini – atleta da CANNONDALE FACTORY RACING

Brasileiros evoluindo e participando da prova de XCO

O brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi, atleta da SENSE FACTORY RACING finalizou a prova do XCO na 31º posição com o tempo de 1:32:02. Imagem: Daniel Xfoto.

Importante ponto a se destacar: Tivemos uma largada com 96 atletas de 25 diferentes nações, a elite do ciclismo Mountain Bike Cross Country no mundo. Além de Henrique Avancini que conquistou a 13ª colocação, o Brasil também foi representado por Luiz Henrique Cocuzzi (31º), Ulan Galinski (38º), Kennedi Sampaio De Oliveira (51º), Nicolas Machado (53º), Guilherme Muller (54º), Bruno Martins Lemes (56º) e Wolfgang Soares Olsen (60º), Sherman (61º), Edson Rezende (63º), Rubens Donizete (64º), Rodrigo Rosa (66º), Leandro Donizete (67º), Edmilson Aquelino (68º), José Gabriel (71º), Flávio Neto (77º) e Pedro Hilo na 79ª posição. Temos que parabenizar todos os brasileiros que estiveram presentes no evento. Obrigado pelo show!

Veja também: