Dicas de fortalecimento muscular para fazer na academia

Dicas de fortalecimento muscular para fazer na academia

Exercícios específicos podem ser a chave para uma musculatura robusta e menor fadiga durante a prática esportiva. O fortalecimento muscular é essencial para ciclistas que buscam evolução em seus treinos e competições.

Sabemos que o ciclismo vai além da pedalada, mas alguns praticantes negligenciam o crucial momento de fortalecimento corporal, o que resulta em uma performance menos segura.

Este texto é em parceria com Ronaldo Pereira um renomado educador físico.

A dedicação ao fortalecimento muscular, com foco nos membros inferiores, os mais exigidos no ciclismo, promove não apenas músculos mais fortes, mas também reduz a fadiga e aumenta a potência com menor consumo de oxigênio durante o pedal.

Para otimizar, evitar treinos que concorram entre si é crucial. Ou seja, não execute uma sessão de musculação antes ou após um treino intenso de ciclismo. A musculação se encaixa melhor nos dias de folga ou de quatro a cinco horas após um treino leve/moderado. Se o esforço foi intenso/pesado, o intervalo ideal é de 1 dia.

Nada de querer fazer um treino forte em cima da bike após algumas horas da musculação. Venha conhecer a sua próxima Bike de Estrada na Semexe!

Estudos comprovam que no período de base, de 12 a 16 semanas antes do período competitivo, é indicado que o atleta realize duas ou três sessões de musculação por semana. Durante o período competitivo, ao menos uma sessão por semana é recomendada.

“Em relação aos treinos de ciclismo, isso varia muito de acordo com a experiência e característica de cada atleta. Para amadores, iniciantes e intermediários a indicação é, normalmente, entre oito a dez horas semanais. Já para os mais experientes, é de quinze a vinte horas semanais.”

Ronaldo Pereira

Dica do profissional para fortalecimento muscular

Exercícios multiarticulares como agachamento livre, leg press, afundo, stiff e cadeira posterior são essenciais durante o treinamento de força. Evite levar os movimentos até a falha concêntrica, pois isso prejudica a recuperação e pode comprometer o treino de ciclismo, o foco principal do atleta.

Importante: A supervisão de um profissional de Educação Física capacitado é indispensável nestes treinamentos complementares.

Veja também: