Como escolher sua primeira MTB

Como escolher sua primeira MTB

O que são as bicicletas Mountain Bikes?

Qual bicicleta eu devo comprar? “Eu quero uma bike para utilizar em todos os lugares; seja na cidade, praia e também poder fazer algumas trilhas”. Eu já escutei essa frase algumas vezes e faz muito sentido. Essa bicicleta “pau para toda obra” existe! Prazer, Mountain Bike.

Com sua construção moldada para todos os tipos de terreno, as Mountain Bikes, ou em português, Bicicletas de Montanha, certamente são as mais populares no Brasil. Uma bike “Coringa”. Ideais para estarem nas trilhas, estradas de terra, subir e descer montanhas, passeios pela praia, na estradinha perto do sítio ou até mesmo para um rolê pelas Ciclovias ou as esburacadas ruas das grandes metrópoles Brasileiras.

Enfim, as Mountain Bikes, ou mais conhecidas como MTB são bicicletas muito versáteis e também podem ser utilizadas perfeitamente para o seu dia a dia. Basta saber escolher corretamente o modelo a sua necessidade.

Principais características

Mountain Bike Caloi Elite Carbon. Foto: caloi.com
  • Rodas em aro 26, 27.5 e 29 polegadas. Hoje em dia o tamanho mais desejado por ciclistas de MTB são as rodas com aro de 29 polegadas. Uma roda maior é mais rápida. Maior arranque, mais estabilidade, melhor tração.
  • Pneus largos e com cravos: Estabilidade e resistência (1.8″ a 2.6″ polegadas ou 4,50cm – 6,60cm).
  • Suspensão no garfo (HardTail), ou no quadro e no garfo (Full Suspension). Opinião Semexe sobre suspensão em uma MTB: O diferencial da Full Suspension é que esse modelo possui suspensão também no quadro, usualmente no tubo do selim, com o amortecedor conectado à balança traseira (chain stay). Como resultado dessa anatomia do quadro, as bikes Full-Suspension entregam mais estabilidade e conforto, principalmente nas descidas. Em contrapartida, as bikes hardtail (suspensão apenas no garfo) normalmente são mais leves e exigem menor manutenção. 
  • Material do quadro: Mais procurados são o Carbono ou Alumínio. Bikes com quadro de Carbono são em sua maioria mais caras e mais leves, por outro lado as bikes com quadro de alumínio, que também são excelentes, possuem um menor custo porém são um pouco mais pesadas.
Mountain Bike da marca americana GT Bicycles, modelo Avalanche Sport – possui suspensão Hardtail. As rodas podem ser aro 27.5 ou 29 x com pneus 2.25″. Foto: gtbicycles.com
Trek Top Fuel 9.7 possui quadro de Carbono e suspensão Full Suspension. Foto: trekbikes.com

Com este artigo você vai saber como escolher sua primeira Mountain Bike, quais são as modalidades do MTB, ou até pegar algumas dicas para fazer aquele Upgrade na sua bike que está encostada na garagem do prédio. Bora socar a bota no pedivela e levantar poeira que a sua próxima MTB está te aguardando aqui na Semexe. Como escolher sua primeira MTB ? Não pule uma linha deste artigo que vamos mostrar o caminho. Por último, afivele o seu capacete, calce o seu tênis ou sapatilha, vista sua luva e bora pedalar.

Para escolher sua MTB ideal será primordial você responder com sinceridade três perguntas.

  • Qual o seu objetivo / finalidade com uma Bicicleta Mountain Bike? Trilhas? Cross country? Downhill? Enduro? e-MTBs (MTB elétrica) ? Ou apenas uma bike com suspensão dianteira para encarar os buracos e irregularidades do asfalto brasileiro no dia a dia e também poder dar um passeio aos finais de semana? Citamos acima os estilos de ciclismo Mountain Bike mais praticados pelo público. Sua próxima bike vai seguir uma dessas vertentes. O que elas tem em comum? Terra no caminho.
  • Qual será a sua frequência com a bike? Quantas vezes por semana você pretende pedalar? Ou mensalmente? Recreativo (finais de semana, feriados). Esportivo (treinos e quem sabe até algumas competições). Profissional (alto rendimento em treinos e provas).
  • Quanto posso investir $ ? Por último, após definir qual o seu objetivo e saber sua frequência de pedal, chegou a hora de ser verdadeiro com o seu bolso. Posso investir quanto na bike? Necessariamente você não precisa comprar uma bike zero km. Temos excelentes bikes MTB seminovas disponíveis hoje mesmo na Semexe. Lembre-se que o barato pode sair caro em um curto tempo de uso de uma bicicleta com componentes as vezes muito básicos. Mas também lembre que você talvez não precise de uma Super Bike para satisfazer o seu rolê. Portanto, converse com um especialista da Semexe para tirar todas as suas dúvidas. Estamos aqui para isso!

MTB para fazer trilhas leves ou de uso recreativo

Caloi Explorer Expert é um bom exemplo de uma MTB para trilhas leves. Quadro de alumínio e suspensão HardTail com cabeamento interno. Foto: caloi.com

Primeiramente, o universo do MTB é bem fragmentado e temos diferentes “tribos” e estilos quando o assunto é bicicleta de montanha. Mas antes de entrar de cabeça em uma modalidade específica, que tal começar a se aventurar no Mountain Bike por trilha leves, passeios com os amigos em regiões montanhosas, trilhas rurais, parques e ciclovias. Claro, as esburacadas ruas com subidas e descidas das grandes cidades não poderão faltar em seu caminho. Essa bicicleta é recomendada para começar no esporte, já que oferece posição mais confortável de pilotagem comparadas com bicicletas de MTB de outros estilos. As bikes de entrada de MTB devem fornecer um bom conjunto de componentes a custo benefício. Aqui na Semexe você pode encontrar diversas opções de MTB com um bom custo benefício. Ainda tem dúvidas de como escolher sua Mountain bike ?

Algumas características de Bicicletas para trilhas leves:

  • Quadro em Alumínio
  • Transmissão de 24 (3×8), 21 (3×7) ou 20 (2×10) velocidades
  • Freios a disco mecânico
  • Suspensão HardTail
  • Pneus 29 x 2.5
  • Peso superior igual ou superior a 14kg
  • Em sua maioria possuem cabeamentos externos

Bicicleta para Cross Country (XC)

A Volcano é a bike full suspension da marca brasileira Soul Cycles, destinada ao Cross Country.

O Mountain Bike Cross – Country, também conhecido pela sigla XC, certamente é uma das mais populares modalidades do MTB. O Brasil tem um dos melhores pilotos de XC da atualidade, Henrique Avancini que é referência nas modalidades XCO (cross-country olímpico) e XCM (cross-country maratona). No MTB cross-country algumas provas são mais longas do que outras, podendo durar 3h ou até um dia ininterrupto dependendo da categoria e da competição.

  • XCM: X= Cross, C= Country, M = Maratona
  • XCO: X= Cross, C= Country, O= Olímpico
Foguete do brasileiro Henrique Avancini para disputar a Copa do Mundo de Mountain Bike 2021. A Cannondale Scalpel Hi-Mod é uma Full Suspension com a suspensão dianteira modelo Lefty Ocho. Temos diversos modelos de Cannodale Scapel na Semexe, inclusive com o mesmo quadro do Henrique Avancini.

E em segundo lugar, as provas de Cross-Country são realizadas em pistas com diferentes terrenos: trilhas com terra, cascalho, areia, pedras, grama e até asfalto, normalmente na largada / chegada.

A modalidade XCO é irmão mais novo do XCMA. O XCO consiste em realizar diversas voltas em um circuito com vários obstáculos e diferentes níveis de dificuldade, contando com trilhas, rampas, subidas e descidas. Uma queda pode custar muitas posições na modalidade XCO.

Já na categoria Maratona XCM, temos uma uma prova com muitos quilômetros, podendo variar entre 50 até 120km. Aqui a resistência física do atleta é testada a cada km percorrido. Dessa forma, os percursos não possuem grandes dificuldades como na categoria olímpica XCO.

Para deixar claro: Você pratica ou pode praticar a modalidade esportiva MTB Cross Country. XCM ou XCO são modalidades competitivas do Cross Country. Sim, uma bike para Cross Country pode ser a sua primeira Mountain bike!

Atleta Suiça Jolanda Neff participando da prova de Cross Country Olímpico. Foto: Michael Steele – Gety Images

Bicicleta de Downhill

Specialized DEMO é referência quando o assunto é Downhill. O seu centro de gravidade é mais baixo o que a torna mais estável em altas velocidades. Foto: specialized.com

A tradução da palavra do inglês para o português já diz muito sobre essa modalidade do MTB: Morro abaixo!

A modalidade Downhill resume-se em descer, com a maior velocidade possível, uma montanha ou uma pista / percurso com vários obstáculos e irregularidades. Difícil, técnico e com muita adrenalina, esse é o Downhill.

As bicicletas para a prática do Downhill são projetadas para serem muito rápidas em descidas de montanhas. Aqui as bikes são Full Suspension com excelentes freios a disco. A geometria do quadro é mais “relaxada” para que o atleta piloto não seja jogado para frente em descidas íngreme. As bikes de Downhill são muito técnicas e dificilmente essa será a sua primeira MTB. Mas… vai que né? O melhor caminho para você chegar a ter uma bike de Downhill é gastar corrente com outras MTB para conseguir experiência, dessa maneira você poderá usufruir com segurança de uma bicicleta mais complexa e técnica de se pedalar.

Specialized Stumpjumper Comp Alumínio é uma boa opção de bike para All Mountain. Foto: specialized.com

Da mesma forma que existe o Downhill que é praticado em contato com a natureza, existe uma variante da modalidade praticada dentro das cidades, é o Downhill Urbano, onde os atletas descem íngremes ladeiras que se transformam em verdadeiras pistas de Downhill dentro de uma cidade. Um exemplo dessa modalidade é a já tradicional prova Descida das Escadas de Santos, que contempla uma das etapas do City Downhill World Tour ou Campeonato Mundial de Downhill Urbano. Insano! Você quer radicalizar? escolha a sua bike de Downhill na Semexe.

O brasileiro Junior Félix foi o campeão da última edição em 2019 da Descida das Escadas de Santos, realizada nas escadarias do Morro do Pacheco. Foto: MTB News.

Bicicleta para MTB Enduro /All Mountain

Trek A Slash 8 foi considerada pelo site especializado BikeRadar a melhor Mountain Bike para Enduro em 2021. Foto: trekbikes.com

À primeira vista, pode-se afirmar que é uma modalidade que mistura o Cross-country com Downhill. A modalidade Enduro talvez seja a prática mais “Raiz”do MTB. O nome Enduro é originário da palavra em inglês Endurance, que significa no português: resistência. Ou seja, um pedal de resistência. A prática do Enduro reune características próprias do Cross Country e do Downhill, que são considerados dois extremos do MTB.

Um exemplo para você entender o que é o MTB Enduro: Pegue sua MTB e vá com seus amigos realizar uma trilha em montanha, subindo e descendo várias vezes por dezenas de km, em situações em que sua resistência seja testada e você será premiado ao final com uma bela descida. Ganha quem fizer o percurso em menor tempo. MTB Enduro: Resistência, velocidade e técnica.

Similarmente ao Enduro, a modalidade All Mountain possui caráter mais esportivo do que competitivo, tendo também como objetivo oferecer o melhor dos dois mundos; Cross country + Downhill: subidas longas e descidas com diversão.

Specialized Rockhopper Expert 29 possui uma boa relação de custo benefício. Esse modelo não possui quadro suspensão Full Suspension, porém tem uma geometria que agrada sendo bem equipada para começar com os pedais de All Mountain / Enduro. Foto: specialized.com

Em conclusão, as bikes de Enduro/All Mountain são ideais para quem quer pegar subidas longas em montanhas e depois desce ribanceiras de tirar o fôlego, tudo isso por muitos km. É pura diversão e exaustão. Uma bike para Enduro também pode ser a sua primeira Mountain Bike.

e-MTB – Bicicleta elétrica

Caloi E-Vibe Elite FS – Modelo possui três modos de autonomia elétrica: HIGH: 50 km / NORMAL: 75 km / ECO 100 km. Outro diferencial é o eficiente câmbio Shimano Deore – M6100 de 12velocidades.

As novas gerações de e-MTB são revolucionárias. Algumas das e-MTB podem chegar a uma incrível autonomia de até 195km com um eficientes e leve motor de 625wh. Vamos listar aqui alguns benefícios de uma e-MTB:

  • Mais potência nas subidas do que com apenas suas pernas, mais explosão quando necessário sem ter que fazer muito esforço.
  • Inclusiva de verdade! Você não precisa ter um excelente preparo físico para pedalar 100km.
  • Mas com uma bike elétrica eu vou estar fazendo exercício de verdade? SIM! O motor só funciona se você girar o pedivela, pedais…
  • Mas pode molhar ou passar no barro? SIM!
Specialized modelo Turbo Levo Hardtail – motor é desenvolvido pela própria Specialized.  Nesse modelo o motor elétrico reage intuitivamente à força de sua pedalada para fornecer a quantidade certa de potência. Foto: specialized.com

Encontre sua E-MTB na Semexe.

Veja também:

Conheça mais sobre a SemexeSob os conceitos de consumo inteligente e economia colaborativa, a Semexe facilita a compra e venda de produtos de ciclismo online. A empresa é um marketplace e garante a segurança na negociação entre seus clientes, por meio do Programa BSS (Bike Segura Semexe), uma metodologia pensada para gerenciar a jornada de compra e garantir qualidade e procedência dos produtos.

Além disso, a plataforma conta com consultores especializados para sanar todas as dúvidas e dar dicas aos clientes, e gera experiências únicas aos usuários, por meio de serviços personalizados e conteúdos gratuitos disponíveis em seu blog.