Conheça as TOP bikes da Copa do Mundo de MTB

Conheça as TOP bikes da Copa do Mundo de MTB

A etapa de abertura da copa do mundo de MTB Cross Country, a Mercedes-Benz UCI Mountain Bike Wolrd Cup, que em 2022 terá sua estreia em Petrópolis no Rio de Janeiro, está se aproximando (faltam 2 dias). E nós da Semexe, fizemos uma seleção de Dream Bikes que os atletas vão utilizar nessa temporada. Olha… é cada foguete… Bora conhecer um pouco dessas belíssimas máquinas de ganhar medalhas.

Texto com a participação do Especialista Semexe – Douglas Soares Pontes.

Cannondale Scalpel Si Hi-Mod

Que tal levar a Cannondale Scalpel que o Avancini vai correr a etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB ? Faça o seu lance no Projeto Pedaling for a Reason. Imagem: Felipe Almeida.

A Cannondale Scalpel é a bike que certamente está nos sonhos da maioria dos brasileiros que gostam de MTB. Com clubismo e sem imparcialidade, ela é a bike do maior representante brasileiro na atualidade no MTB mundial: estamos falando do Petropolitano, Henrique Avancini. Mas não se engane, a Scalpel vai muito além da “bike do Avancini”, ela é um bike consolidada nas fileiras da frente do MTB Mundial, desde Tinker Juarez, passando por Christoph Sauser,  Marco Fontana e Manuel Fumic. 

A Scalpel aposta no seu FlexPivot com uma balança traseira exclusiva que ajuda no trabalho do shox traseiro. Não é a bike mais leve na Copa do Mundo, com seu frameset completo em cerca de 1,900kg, porém é uma bike bem responsiva e desenhada para performance com segurança.

Confira a configuração da Cannondale Scalpel de Henrique Avancini para a 2022 Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup – Petrópolis

  • Quadro: Cannondale Scalpel – Grafismo customizado por Studio Black Tiger
  • Tamanho: M
  • Grupo: Shimano XTR
  • Rodas: Enve Wheels – item customizado
  • Selim: Prólogo (protótipo)
  • Grips: Prólogo
  • Mesa e guidão: Enve M series
  • Canote: Fox Transfer Sl 
  • Suspensão dianteira: Lefty Ocho 110mm 
  • Suspensão de quadro: Fox Float Shox 100mm 
  • Pneus: Schwalbe (a serem definidos no dia da competição)

5 bons pneus para sua MTB

Specialized Epic S-works

A geometria da nova Specialized Epic S-Works está mais estável e encara altas velocidades com muita segurança.

Sim, não poderíamos deixar de fora a bike provavelmente já foi ou é desejo de todos os ciclistas, se a Scalpel está marcada pelo público Brasileiro, a Specialized Epic S-Works atinge essa marca a nível mundial. Essa bike possui o maior número de vitórias a nível profissional, e assim como a Scalpel, esse foguete está a mais de 20 anos no mercado. 

A geometria da Epic proporciona uma bike versátil, com peso e resposta no XC mas alguns traços de uma bike de Trail, permitindo uma bike com ótima dirigibilidade, com seu ângulo de caixa de direção de 67.5° reforçando o novo patamar do XC, onde as pistas então cada vez mais exigentes e pedindo uma bike que apresente segurança em descidas.

Scott Spark RC World Cup EVO 

Nino Schurter – O suíço foi campeão nos Jogos Olímpicos RIO 2016 e também ostenta “apenas” 9 títulos de campeão mundial de MTB XCO.
A NOVA Spark RC World Cup EVO é a combinação perfeita de uma engenharia de carbono de excelência com níveis de integração nunca antes vistos. Palavras da Scott!

A bike que foi muito comentada pelo público que acompanha as provas de MTB internacional, após a polêmica aparição da sua nova versão, na etapa de Leogang na Áustria, em 2021, durante a Copa do Mundo de MTB. A Spark é a bike que está no hall da história do MTB junto com a Epic e Scalpel, por estar presente na conquista de vários títulos do suíço Nino Schurter. 

A sua nova versão que foi lançada em julho de 2021, apresenta um grande diferencial que é a suspensão traseira “escondida” dentro do quadro, inspirado no design da marca Bold no seu modelo Linkin lançada em 2015-16, marca que posteriormente foi adquirida pela Scott em 2019. É importante frisar que mesmo a ideia não sendo “nova”, a bike ainda teve um grande peso no seu lançamento, principalmente pela Scott trazer a proposta de forma reformulada com mudanças atuais. 

Trek Supercaliber 9.9 XX1

A atual campeão olímpica, a suíça Jolanda Neff pilotando sua Trek
Supercaliber 9.9
após vencer a prova de XCO da CIMTB em Petrópolis. Imagem: Cesar Delong

A bike da campeã mundial de XC nas mãos de Evie Richards e Mona Mitterwallner (sub 23), além de campeã olímpica nas mãos de Jolanda Neff. A Supercaliber agrega a propriedade de uma bike rápida como uma HT mas com mais controle e absorção que uma HT, isso graças a sua suspensão traseira praticamente integrada ao quadro feita em uma parceria entre FOX e Trek, tecnologia chamada de IsoStrut, que proporciona 60mm de amortecimento, valor bem menor que o curso da maioria das suspensões traseiras, o que a deixa com uma absorção menor, mas também proporcionar mais rigidez e baixíssimo peso, justamente o essencial para uma competição de XC.

Essa é uma aposta da Trek, que está ciente que os circuitos estão mais técnicos, mas acredita que também exista espaço para escolha de bikes mais “duras” ainda. Um luxo que a Trek pode ostentar, graças a ter outra opção de Full para XC como a Top Fuel, que conta com 120mm dianteiro e traseiro. 

KTM Scarp MT Master

A austríaca KTM Scarp MT Master é uma bike de alta performance com incrível desempenho. Seu quadro em fibra de carbono possui suspensão dianteira FOX 34 Float SC 29″ Performance, com trava remota de 115mm de curso, amortecedor Fox e suspensão dianteira Fox também, com travamento remoto integral. O seu grupo é o Shimano XT, inclusive freios, cockpit KTM e completando esse excelente conjunto, um canote retrátil, componente revolucionário e essencial para o XC moderno.

Veja também

50 comentários sobre “Conheça as TOP bikes da Copa do Mundo de MTB

  1. Pingback: 308 ammo
  2. Pingback: แทง ROV
  3. Pingback: superkaya88
  4. Pingback: Bau14c
  5. Pingback: ชีทราม
  6. Pingback: shrooms online
  7. Pingback: upx1688.online
  8. Pingback: ks quik
  9. Pingback: event production
  10. Pingback: t-shirt printing
  11. Pingback: quik
  12. Pingback: youtube niches

Comentários estão encerrado.