Guia de rolos de treino – Já sabe qual o melhor rolo pra você?

Guia de rolos de treino – Já sabe qual o melhor rolo pra você?

Manter a rotina de exercícios em dias corridos ou quando não é possível sair de casa pode ser desafiador. Os rolos de treino são uma excelente solução para essas situações, permitindo que você continue praticando ciclismo em casa. Porém, com tantos tipos, modelos e preços disponíveis, é normal surgirem dúvidas sobre qual rolo é o mais adequado para o seu uso. Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a escolher o rolo de treino perfeito para você.

Rolo Livre

Os modelos de rolo livre são os mais simples e acessíveis do mercado. Eles exigem um pouco mais de habilidade e prática, pois você precisa se equilibrar durante a pedalada.

Prós: Compatível com qualquer bike, leve e prático de montar e guardar, exige pouca manutenção, fortalece o equilíbrio e o core.

Contras: Pouca conectividade com plataformas de treinos, risco de quedas por falta de equilíbrio, sem sistema de controle de resistência e não fornece dados de treino.

Rolos Fixos

Existem vários tipos de rolos fixos, entretanto dividimos em subcategorias para facilitar.

Rolo Magnético

Esses modelos utilizam o magnetismo na roda traseira e permitem alterar a intensidade, proporcionando uma sensação realista de pedalada.

Prós: Muitos possuem conectividade com aplicativos e softwares, como o Zwift, oferecendo uma experiência aprimorada, variações de intensidade e resistência e fornecem dados precisos de treino.

Contras: São mais pesados e emitirem mais ruído que outros rolos, desgaste maior nos pneus traseiros.

Rolo hidraúlico

Os rolos hidráulicos proporcionam a sensação mais próxima de um pedal de verdade, sendo considerados os mais caros do mercado.

Prós: Silenciosos, sensação realista de pedalada, alta durabilidade, conectividade com aplicativos e softwares e fornecem dados precisos de treinos.

Contras: São pesados e desajeitados para guardar, desgaste nos pneus traseiros.

Direct Drive

Esses rolos são considerados os mais “inteligentes” e fornecem uma sensação real de treino, com maior resistência em subidas e menor em descidas.

Prós: Altamente interativos e fornecem dados detalhados de treino, não desgastam os pneus traseiros, super silenciosos e variam a resistência.

Contras: Pesados e desajeitados para guardar, atenção à compatibilidade de cassetes de cada rolo, são menos acessíveis.

Dicas gerais de uso:

  • Proteja sua bike do suor: Use um protetor para cobrir a bike e evitar corrosões causadas pelo suor.
  • Mantenha-se hidratado: Tenha fácil acesso a garrafas de água durante os treinos.
  • Treine em lugares arejados: Treine próximo a janelas ou em ambientes ventilados para evitar superaquecimento.
  • Cuidado com o desgaste dos pneus: Verifique regularmente o desgaste dos pneus e utilize pneus próprios para rolos de treino.
  • Reduza o barulho: Coloque tapetes ou proteções para diminuir o ruído dos rolos durante o treino.

Agora que você conhece os diferentes tipos de rolos de treino e tem dicas úteis para usá-los, escolher o modelo ideal para você fica mais fácil.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossos especialistas para receber orientações personalizadas. Mantenha-se ativo, mesmo em casa, e desfrute dos benefícios do ciclismo em qualquer momento!