Shimano 105 vs SRAM Rival

Shimano 105 vs SRAM Rival

Antes de tudo, vale mencionar que nesse artigo vamos comparar exclusivamente os câmbios traseiros. Vamos dar um passeio pelas tecnologias, peso e preço. Então veja o artigo e você é quem decide entre Shimano 105 vs SRAM Rival 22.

Veja também:
SRAM Rival

O Câmbio traseiro Rival 22 está disponível em uma com uma compatibilidade máxima de 32 dentes. Todas as tecnologias oferecidas no câmbio Force 22 (versão superior) aparecem também no câmbio Rival 22, a principal diferença entre os os 2 é material de construção, peso e durabilidade.

O Rival 22 não possui a tecnologia de Cage Lock, diferentemente de seu “primo” Rival 1(câmbio destinado para prática de Gravel com apenas 1 coroa). Com o câmbio SRAM Rival 22, você possui apenas um único shifter para troca de marchas com a tecnologia Doubletap.

A roldana encontrada no Rival 22 trás uma experiência mais suave e silenciosa para quem usa devido à tecnologia Aeroglide Pulley.

Shimano 105

O câmbio traseiro 105, possui a tecnologia Shadow, que veio para os grupos de estrada direto do mountain bike. O câmbio é extremamente compacto, o que significa que o câmbio não se projeta muito para fora do quadro. 

Isso significa que ele está bem, protegido em caso de falha. O câmbio está disponível com 2 comprimentos de cage; o SS mais curto é para cassetes de até 11-30T, e o GS tem um máximo de 11-34T.

A maior tensão da mola dos novos câmbios significa muito menos movimento da corrente em geral. A mola mais forte e o novo design tornam um pouco mais difícil soltar a roda traseira, sendo necessária uma técnica ligeiramente diferente.

Preço e peso.

Agora, que já falamos um pouco sobre as tecnologias de cada câmbio, vamos ao que interessa! Ver as especificações de preço e peso de Shimano 105 vs SRAM Rival.

  • Peso aproximado Shimano 105: 227g
  • Peso aproximado SRAM Rival 22 – 180g

Como vocês podem ver a diferença de peso aproximado (desconsiderando diferentes tamanhos de cage) é de 47g, muito significativo para alguns ciclistas, para outros nem tanto. Vamos aos preços:

  • Preço do câmbio traseiro Shimano 105 : R$599*
  • Preço do câmbio traseiro SRAM Rival 22: R$999*

*Os valores colocados são uma média de preços praticados na internet.

Lembrando que você pode encontrar câmbios novos e usados na Semexe.

Os preços possuem uma variação significativa de 40%, ou seja, para os viciados em tirar peso da bike e que estiverem dispostos a investir mais, o SRAM Rival leva a melhor nessa(em relação a peso). Em compensação, o Shimano 105 oferece performance similar, com um pouco mais de peso porém 40% mais acessível. 

A opinião de um especialistas sobre:

Eu já usei os 2 câmbios. Por experiências o 105 me atendeu muito melhor pelo fato de desregular menos, maior durabilidade, facilidade em achar peças para reposição. Ponto negativo do SRAM desregula fácil e desgaste rápido.

Adelar, atleta de estrada e especialista Semexe.
Qual grupo escolher?

Por fim, a decisão é sua, mas vale lembrar que se você ainda tiver dúvidas sobre qual câmbio escolher. A Semexe conta com um time de especialistas para te ajudar com todas as suas dúvidas.

Um comentário em “Shimano 105 vs SRAM Rival

  1. Pingback: harp instrumental

Comentários estão encerrado.