Shimano Acera, Altus e Alivio, veja as principais diferenças.

Shimano Acera, Altus e Alivio, veja as principais diferenças.

Antes de mais nada, é importante dizer que todos os grupos Shimano, tanto o Altus como, Alivio e Acera são 100% compatíveis entre si.

Contudo, ainda existem diferenças relevantes entre os principais grupos de 9 velocidades da Shimano. Vamos abordar as principais delas aqui.

Veja também:

Principais diferenças Shimano Acera, Altus e Alivio.

Câmbio traseiro

Em primeiro lugar, a principal diferença entre os câmbios é que apenas o Acera possui câmbio com dupla molas, uma mola no Cage e outra no eixo do câmbio.

Por outro lado, o Altus e o Alivio possuem a tecnologia Shadow Plus, que ajuda a manter a polia sempre perto do cassete, fazendo que a troca de marchas seja muito mais eficiente.

Pedivela
Comparativo pedivelas Shimano Acera, Altus e Alivio

Da mesma forma que os câmbios, existem algumas diferenças bem relevantes e diversos modelos para comparar. Desde modelos com de movimento central com a ponta quadrada até modelos Octalink, ou seja, o eixo possui 8 estrias.

Além disso, alguns pedivelas mais simples possuem a coroa rebitada, o que não permite a troca das coroas por desgaste.

Trocadores
Comparativo trocadores Shimano Acera, Altus e Alivio

Nos trocadores existem 2 principais tipos para diferenciar. Os trocadores Rapid Fire e o EZ Fire.

No Rapid Fire, as duas alavancas para trocar de marchas, tanto para ficar leve, quanto para ficar pesado. São acionadas pelo dedão, enquanto as do EZ Fire a alavanca para ficar leve é acionada pelo dedão, porém para ficar pesado é acionada pelo indicador.

Dessa forma o trocador se torna um bom indicador de tecnologia. Pois os trocadores do tipo EZ Fire possuem tecnologias e construção um pouco mais simples que o Rapid Fire.

Freios

Por fim, as principais diferenças entre os freios é que apenas o Alivio possui freio seriado, ou seja, é o único que possui o freio com o nome escrito na “tampinha” do trocador

Por último, para quem quer saber mais detalhadamente sobre os câmbios, produzimos um video em parceria com a Shimano Brasil para deixar ainda mais claro as principais diferenças entre eles. Clique aqui para ver o video!

Um comentário em “Shimano Acera, Altus e Alivio, veja as principais diferenças.

Comentários estão encerrado.