Três percursos clássicos de Cicloturismo para fazer no Brasil

Três percursos clássicos de Cicloturismo para fazer no Brasil

Primeiramente, nunca é tarde para conhecer o nosso belíssimo país. O Brasil é grande e possui dimensões continentais, sendo o quinto maior do mundo, pra ser mais exato. Não há dúvidas de que temos diversos percursos e trechos ainda a serem explorados de bicicleta. É de se imaginar que em um país tão grande como o nosso há oportunidades infinitas para nós ciclistas explorarmos tanto na estrada, quanto na terra.

Em parceria com a Draisiana, marca especializada em acessórios e vestuários para ciclistas, separamos 3 rotas de cicloturismo no Brasil que você precisa conhecer em algum momento da sua vida.

Conheça a loja da Draisiana dentro da Semexe! Um produto feito à mão, com carinho, pensado com qualidade e sempre atento aos detalhes.

1. Caminho da Fé: Águas da Prata – Aparecida do Norte

O Caminho da Fé é a maior rota de peregrinação do Brasil, sendo percorrida não só por bikers como também por andarilhos, grupos de cavaleiros, entre outros. Há vários inícios possíveis para a rota – chamados de Ramais pela associação que cuida do Caminho da Fé – mas é na cidade de Águas da Prata (SP) que todos se encontram para ir até Aparecida do Norte, capital do catolicismo no Brasil.

Há uma possibilidade de alterar sutilmente o caminho na cidade de Campos do Jordão, indo dalí para Pindamonhangaba ou Garatinguetá, antes de rumar para Aparecida.

Os principais atrativos são uma boa estrutura de pousadas, alimentação, apoio das paróquias e prefeituras e de demarcação das estradas com as famosas setas amarelas.

2. Vale Europeu, Santa Catarina

O Vale Europeu é uma região no Estado de Santa Catarina, ao Noroeste da Capital, Florianópolis. A região recebeu o nome de Vale Europeu, por ter sido colonizada por povos europeus, principalmente alemães e italianos, que ainda hoje possuem suas raízes e costumes preservados em todas as cidades que compõem a região.

A principal diferença para o Caminho da Fé é o fato do caminho ser circular: o pedal começa e termina na cidade de Timbó-SC.

O Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo e surgiu em 2006 e inclui 350km.

Principais cidades para visitar no Vale Europeu SC

Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Ascurra, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Apiúna, Benedito Novo.

A estrutura impecável de demarcação da rota para ciclistas, seccionamento do roteiro e apoio. Com placas claras e bem distribuídas, sugestão de sessões a serem percorridas muito equilibradas – principalmente para iniciantes – e distribuição de mapas e materiais, o Circuito do Vale Europeu possui um dos melhores apoios em termos de rotas para bike no Brasil (se não o melhor).

Além da beleza natural, é notória a segurança e tranquilidade que os bikers encontram no Vale Europeu

A região possui algumas das subidas mais difíceis do Brasil. Santa Catarina é já o estado com mais subidas difíceis as cidades de Timbó, Pomerode,  Ascurra, Apiúna, Rodeio e Rio dos Cedros – todas no Vale.

3. Estrada Real MG

Se o Caminho da Fé é a rota de peregrinação mais tradicional do país e o Circuito do Vale Europeu um dos mais bem organizados, nossa terceira rota de cicloturismo brasileiro se destaca por outra questão: sua história.

Cruzando 177 municípios, boa parte em Minas Gerais, a Estrada Real é composta por quatro rotas que podem ser percorridos pelo cicloturista, também chamados de “Caminhos”.

O Caminho Velho

Como o próprio nome indica, foi o primeiro trecho aberto entre o litoral e as zonas de extração do ouro, em Minas Gerais. São 710km de extensão que ligam a cidade litorânea de Paraty a Ouro Preto. Nessa rota o cicloturista passará por inúmeras cidades históricas e turísticas, como Tiradentes, São João del Rei, Passa Quatro e São Lourenço.

Vale reforçar que ele é muito mais antigo que a rota em questão, já que o trajeto onde o Caminho Velho foi estabelecido era rota de indígenas entre a costa e o interior.

A coroa portuguesa encontrou muitos problemas com o transporte dos minérios que saiam de Paraty, como ataques piratas. Por conta disso, foi criado uma versão diferente da Estrada, que chega no Rio de Janeiro…

II- O Caminho Novo

Não deixe o nome te enganar. O trajeto é chamado de Novo porque veio depois do “Velho”, mas é também centenário – foi concluído em 1707.

No roteiro que percorre o Caminho Novo da Estrada Real, o cicloturista passa por algumas das maiores cidades da rota, como Barbacena, Juíz de Fora e a própria cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil).

É por esse caminho também que o ciclista cruza a serra no Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis.

III- O Caminho dos Diamantes

A rota denominada de Caminho dos Diamantes é o trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto à cidade de Diamantina, mais ao norte.

Ela adicionará 350 quilômetros ao seu roteiro de cicloturismo, mas também é nela que você conhecerá algumas das cidades históricas mais belas do Brasil. Serro, Milho Verde e a própria Diamantina são algumas delas.

Para o cicloturista que não tem pressa, vale lembrar que nesse trecho você passará pela Serra do Cipó. Se você não tiver que economizar tempo, estará num paraiso para trekking e mountain bike, explorando trilhas, cachoeiras e montanhas da região.

IV- O Caminho de Sabarabuçu

Uma “perna” do caminho tradicional dos Diamantes, que vai a Ouro Preto. O principal motivo turístico que faria um cicloviajante percorrer os 160km do trecho é, provavelmente, a Serra da Piedade, que é considerada uma das subidas mais difíceis do País. Outras informações:

  • Distância: Caminho Velho possui aproximadamente 700km, o Novo 500km, dos Diamantes 400km, Sabarabuçu, 160km
  • Tipo de rota: Linear
  • Siteinstitutoestradareal.com.br