Veja como Evie Richards treina, campeã da Copa do Mundo de MTB

Veja como Evie Richards treina, campeã da Copa do Mundo de MTB

Atleta britânica é a número 1 no ranking da UCI e atual campeã mundial de XCO (Cross Country Olímpico), na categoria elite feminina. Evie Richards, que possui apenas 25 anos, faz parte do time Trek Factory Racing, que já está confirmado para a CIMTB (Copa Internacional Michelin de Mountain Bike), que irá ocorrer entre os dias 1º a 3 de abril. Evie, é certamente uma das mulheres favoritas a levantar o caneco de campeã na etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB. Aliás, A Trek Factory Racing, também tem em seu elenco a atual campeã olímpica de XCO, a suíça Jolanda Neff. Time forte ou não?

Curiosidade sobre o treinamento da campeã mundial: Evie Richards estruturou sua equipe para evitar o overtraining e curar sua ansiedade.

A veloz Evie Richards em ação durante a etapa de Snowshoe (EUA) da UCI XCO World Cup (setembro de 2021). Imagem: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Como é o treinamento de Evie Richards

Belíssima TREK Supercaliber com grafismo exclusivo para a campeã mundial, Evie Richards.

Como você se torna a número um do mundo em mountain bike ? Certamente o caminho não foi simples para Evie conquistar a essa importante marca. Sabemos! E o que ela diz: Malvern Hills, o seu local de treinamento! Ahh, para lembrar: Evie Richards também ja foi campeã mundial U23 em 2018 e campeã mundial elite de cyclo-cross. A inglesa é casca grossa!

Local ideal para treinar – Malvern Hills – Inglaterra

Malvern Hills – Inglaterra. “É o melhor lugar para eu progredir. A região é pequena. E claro, você tem que repetir o mesmo circuito muitas vezes se quiser completar um treino longo. Mas, eu gosto de hábitos. É preciso muito para me irritar.” A área é montanhosa, mas não são grandes montanhas. Eu sei que se eu sofrer um acidente, posso ligar para meu pai. Ele estará lá em 10 minutos. As subidas são como em uma MTB XCO. Elas não duram 45 minutos como nos Alpes (Suíça). Em 5 minutos chego ao topo da colina e desço imediatamente. É muito similar a uma configuração de prova.

Evie Richards – atleta Trek Factory Racing

No entanto, o local certamente não é tudo. Outro fator chave para seu sucesso é o fato de que Evie também passou anos construindo uma equipe de especialistas ao seu redor. Sua equipe passou a ser formado por dois treinadores, um técnico, um psicólogo e um nutricionista. Para ser a melhor no MTB, ela precisou estar com os melhores especialistas de cada área.

Evie Richards focada durante o seu warm up com sua Trek em um rolo de treinamento. Imagem: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Personalidade no treinamento de uma campeã mundial de MTB

Não sendo do tipo que é apaixonada por números e estatísticas, a inglesa não saberia, por exemplo, dizer qual é o seu limite de potência, ou mesmo, o número de quilômetros que ela roda com sua bike a cada semana. A brilhante atleta diz que treina com suas sensações e sentimentos, ouvindo sua playlist durante as sessões mais intensas. “Meu treinamento parece desorganizado”, ela admite. Mas este não é o caso. É que há tantos fatores a considerar e tantos objetivos, que cada semana é diferente.” O método “desorganizado de Evie” paga no final das contas. Em 2021, além do título do Mundial, Evie também venceu duas etapas da Copa do Mundo de MTB XCO.

Treino na bike, descanso, Pilates …

O meu treinamento, claro, depende do estágio de preparação em que estou. Mas, em geral, treino de 3 – 4 vezes por semana. Eu alterno um dia de atividade e um dia de descanso. Nos meus dias de “folga”, muitas vezes vou à academia, faço pilates ou corro. Também utilizo bastante o rolo de treinamento estático.

Evie Richards
Evie Richards pilotando sua Trek durante prova em Nove Mesto na Morave, República Tcheca. Imagem: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool.

Treinamento de fortalecimento

Eu costumo fazer 2 sessões de academia por semana. Eu incorporo muitos agachamentos. Fiz uma cirurgia no joelho, então exercícios para os membros inferiores são importantes. Eu também faço Pilates para manter a forma e prevenir lesões.

Evie Richards

Treinamento de potência raiz

Sim, eu tenho medidores de potência em minhas bikes, porém, não posso dizer para vocês o que aqueles números significam. Às vezes o potenciômetro me informa que bati um novo recorde. E isso não significa muito para mim, até acho que deva estar mal calibrado. Eu trabalho com minhas sensações. Eu não preciso de números para dar tudo de mim. Quando eu tenho que ir atrás de algo, eu vou. E isso é tudo. Quanto às bicicletas, estou acostumado a andar em qualquer bicicleta que não esteja quebrada. Francamente, eu não poderia afirmar quantos quilômetros eu rodo com minha bicicleta. Esse número muda a cada semana.

Evie Richards
Evie Richards realizando seu treinamento de academia com uma sessão de agachamentos. Imagem: Patrik Lundin/Red Bull Content Pool

Bicicletas ergométricas? Sim!

Se eu posso, gosto de treinar ao ar livre. Mas, no inverno o tempo às vezes fica tão ruim que tenho que treinar dentro de casa. E no verão, algumas estradas são bem movimentadas e perigosas. Então, a bicicleta ergométrica é um bom complemento. A vantagem é que você pode completar seus treinos em um curto período de tempo. Normalmente, ouço uma boa playlist na minha garagem pedalando. Às vezes meus vizinhos me dizem que se sentem como se morassem perto de uma boate.

Evie Richards

Como treinar técnica ?

Eu considero que comecei tarde na bike. Primeiramente, eu tive que treinar muito fisicamente. Mas chega em um momento em que o físico não é tudo. Você precisa de técnica. Em 2021 eu encontrei a Katy Curd (ex-campeã europeia da modalidade four-cross) enquanto treinava em uma trilha na floresta. Ela estava treinando grandes saltos. Perguntei se ela poderia me ensinar a fazer o mesmo. Desde então, ela tem sido minha treinadora técnica. Sinto-me mais confiante principalmente em descidas.

Evie Richards

Como evitar o overtraining?

É uma luta que tenho desde que comecei a pedalar. Eu sou daquelas pessoas que sempre fazem um pouco mais. Trabalho com o psicólogo Rich Hampson desde 2019. Ele me ensina a gerenciar meus esforços. É importante para mim. Quando comecei a trabalhar com ele, fazia 85% das minhas corridas no limite. Hoje, a maioria dos meus treinos segue a intensidade certa para evitar o overtraining.

Evie Richards

Seu psicólogo te ajudou com o desempenho dentro das pistas?

Evie Richards treina com um psicólogo para combater a ansiedade. Imagem: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool.

Antes de conhecer o Mich, eu sofria de ansiedade durante as corridas. Eu nem percebia. No MTB, eu adoeci durante algumas competições. Nunca no Ciclocross. Achei que tinha um problema. Realizei vários testes e tudo parecia normal. Comecei então a trabalhar com Rich. E desde a minha lesão no joelho, eu não fico mais doente. Estava tudo na minha cabeça e eu nem sabia. Acho que não teria continuado competindo sem Rich.

Evie Richards

Apoio do Pai

Tenho alguns momentos durante os treinamentos em que sofro mais mentalmente. Nesses momentos, meu pai me acompanha em uma e-bike. Ele é como meu anjo da guarda. Tenho muita sorte de tê-lo perto de mim.

Evie Richards

Você pratica outros esportes?

Eu amo correr. E correr é sinónimo de liberdade. Às vezes eu faço alguns sprints curtos.

Evie Richards

Veja também:

12 comentários sobre “Veja como Evie Richards treina, campeã da Copa do Mundo de MTB

  1. Pingback: togel online
  2. Pingback: yoga music
  3. Pingback: beste tieten
  4. Pingback: ks quik 2000

Comentários estão encerrado.